Junipampa News #10

Por Willians Barbosa

1475898_463742

Atendimento à criança desnutrida (crédito: Mohammed HUWAIS/AFP)

Programa da ONU ganha o Nobel da Paz: o Programa Alimentar Mundial, programa de combate à fome da ONU, levou o Nobel da Paz deste ano. O Comitê do Nobel se referiu ao trabalho humanitário durante a pandemia do novo coronavírus. ‘’Isso [a pandemia] contribuiu para um forte aumento no número de vítimas da fome no mundo’’. Antes mesmo da pandemia, em 2019, o Programa já havia atendido 100 milhões de pessoas em 88 países.

Exceção na Europa, Itália contém segunda onde de novo coronavírus: primeiro epicentro da pandemia depois da China, Itália tem êxito em conter a segunda onda. Enquanto a incidência da doença na Itália está em 33,5 por 100 mil habitantes, na Espanha, por exemplo, esse índice está em 300,5. Esta taxa permanece alta na França, no Reino Unido, entre outros. Para os especialistas, vários fatores contribuem a esse sucesso, como reabertura gradual, boa capacidade de fazer testes, etc.

Bolsonaro apoia Russomano para a prefeitura de São Paulo: Jair Bolsonaro confirmou que apoiará Celso Russomano (Republicanos) para as eleições na capital paulista. ‘’Não pretendia entrar nas decisões de eleições municipais, mas Russomano é um amigo de longa data e estou pronto para ajudá-lo o que for preciso’’, disse. Seu principal adversário, Bruno Covas (PSDB), tem o apoio do governador João Doria, do mesmo partido. Em terceiro lugar nas pesquisas, aparece Guilherme Boulos (PSol).

Manuela D’Ávila lidera em Porto Alegre: a política do PCdoB lidera a corrida eleitoral para a prefeitura da capital gaúcha. Manuela conta com 24% das intenções de votos, segundo pesquisa do IBOPE. Atrás dela, os candidatos do PTB, MDB e PSDB aparecem tecnicamente empatados, com 14, 11 e 9%, respectivamente. Vale lembrar que, na eleição de 2016, Luciana Genro, do PSol, aparecia em primeiro lugar nas pesquisas, o que acabou não se concretizando.

Recorde de calor na Rússia: Rússia é um país frio, porém vem quebrando uma série de recordes de calor. O ano de 2020 teve o setembro mais quente no país nos últimos 130 anos. Em algumas localidades, os termômetros excederam de 4 a 6 graus em relação ao mesmo período dos anos anteriores. Várias regiões do mundo vêm registrando o mesmo fenômeno. No Brasil, por exemplo, outubro entrou com recorde de temperaturas em quase todo o seu território.

Luiza Trajano em sabatina: a dona da rede Magazine Luiza e mulher mais rica do Brasil, Luiza foi a entrevistada da semana no programa Roda Viva, da TV Cultura. Durante a entrevista, ela foi questionada sobre o programa de trainee apenas para pessoas negras. ‘’Nós precisamos entender o que é racismo estrutural. O dia que eu entendi eu até chorei, porque eu sempre achei que não era racista’’, revelou. No Twitter, a empresária foi aclamada por suas posições.

Facebook e Twitter moderam mensagens de Donald Trump: a fim de deter desinformação sobre a Covid-19, as redes sociais passaram a moderar mensagens do presidente norte-americano. Contaminado pelo novo coronavírus, ele fez afirmações como a de que ‘’a gripe comum é mais letal que a Covid-19’’ e que as pessoas não deveriam ‘’recear a Covid’’. Enquanto o Facebook excluiu a postagem por ferir as políticas da empresa sobre desinformação, o Twitter colocou um alerta de ‘’desinformação’’.

Bolsonaro vs Lava-Jato: Em pé de guerra, Bolsonaro, em evento no Palácio do Planalto, alegou ter acabado com a Lava-Jato, pois não há mais corrupção no governo federal. Os procuradores, por sua vez, emitiram uma nota criticando a fala do presidente: ‘’Reforça a percepção sobre a ausência de efetivo comprometimento com o fortalecimento dos mecanismos de combate à corrupção’’. A operação está em sua 76ª fase, com apreensão de R$ 4 milhões.

Flordelis com tornozeleira eletrônica: a deputada federal compareceu nesta quinta-feira na Administração Penitenciária para que colocasse tornozeleira eletrônica. Ela é considerada, pela Polícia Civil, como mandante do assassinato de seu marido, junto a alguns de seus filhos. O caso despertou a curiosidade do país no final de agosto por suas muitas peculiaridades. Flordelis, além de deputada, é pastora evangélica e cantora gospel.

Presentes para o Dia das Crianças sobe 3,2%: este aumento, porém, de 3,2% fica abaixo da inflação média, que é de 3,6%. Já os computadores e periféricos subiram acima da inflação acumulada: 9,24%. Outros presentes que subiram acima da inflação foram bicicletas (4,9%), calçados (4,3%), etc. O único item que caiu do ano passado pra cá foi o de artigos esportivos (-3,4). As informações são da Agência Brasil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa