Junipampa News #19

 

Por Willians Barbosa

Primeira cidadã a tomar vacina contra Covid-19

Primeira cidadã a tomar vacina contra Covid-19

O início do fim da pandemia?: o Reino Unido é o primeiro país do mundo a começar a aplicar vacina na população contra o Covid-19. A partir de terça-feira (8), idosos com mais de 80 anos e profissionais de saúde estão recebendo a chamada Pfizer/BioNTech. A vacina não é obrigatória no país. Enquanto isso, centenas de vacinas no mundo todo estão sendo testadas, em diferentes fases de estudo.

 

Los 40 Music Awards 2020: foi realizada no sábado (5), a cerimônia de premiação Los 40 Music Awards, transmitida a partir de Madrid, Espanha. Os grandes destaques da noite, levando, cada um, duas estatuetas para casa, foram: David Bisbal, com Álbum do Ano e Canção do Ano; Aitana, com Artista ou Grupo do Ano e Canção do Ano; Dua Lipa, com Artista ou Grupo do Ano e Álbum do Ano; e Maluma, com Artista ou Grupo do Ano e Canção do Ano.

 

Interferência do presidente na Polícia Federal: ainda que Bolsonaro já tenha declarado que não vai depor no inquérito sobre interferência na PF, a não ser por escrito, o ministro Alexandre de Moraes afirmou: ‘’a forma de interrogatório será definida em decisão do plenário do STF’’. Moraes enviou o tema para análise do plenário, causando mal estar no presidente do Supremo, Luiz Fux, que pretendia ter o caso encerrado o quanto antes para reconstruir sua relação com Bolsonaro.

 

Monolito misterioso: na manhã de segunda-feira (7), foi encontrado em uma praia, ao sul da Inglaterra, um monolito misterioso. Isso apenas dois dias depois de estruturas semelhantes serem  avistadas nos Estados Unidos e Romênia. O objeto tem formato retangular e seu material parece ser espelhado. Os moradores da região especulam se tratar ou de contato alienígena ou de divulgação de obra de algum artista.

 

Racismo no futebol: o futebol é um ambiente onde proliferam atos de todos os tipos de preconceito. No entanto, na última terça-feira (8), se desenrolou um episódio histórico, na partida entre PSG e Istanbul Basaksehir. Jogadores de ambos os clubes se recusaram a continuar a partida após comentários racistas do quarto árbitro. Este teria se referido a um dos jogadores por ‘’esse cara preto’’. A partida foi suspensa até o dia seguinte, com árbitros diferentes.

 

Rei Juan Carlos da Espanha de volta à casa: após ter deixado seu país na surdina, em agosto, o Rei Juan Carlos da Espanha voltou a sua casa. Para isso, ele teve que pagar cerca de 680 mil euros aos cofres públicos, parte de valor que obteve ilegalmente e ao qual a mídia local chama de ‘’tarjetas opacas’’. A Espanha vive sob um estado de monarquia parlamentarista e o atual rei do país é Felipe, filho de Juan Carlos. Outros membros da família também são envolvidos em corrupção.

 

Novo ministro do Turismo: na última quinta-feira (10), Bolsonaro empossou Gilson Machado como novo ministro do Turismo. Marcelo Álvaro Antônio havia sido exonerado um dia antes, após terem sido vazadas conversas em que ele conspira contra o ministro da Secretaria do Governo, Luiz Eduardo Ramos. Machado, ainda esse mês, se posicionou pelo afrouxamento do distanciamento social, alegando que o setor não aguentaria um ‘’segundo fechamento coletivo’’.

 

Adeus a Maia e Alcolumbre: ocorrerão, em fevereiro, a eleição e a posse do novo presidente da Câmara e do Senado. No entanto, as movimentações políticas em ambas as casas já estão a todo vapor. Representando o governo para a Câmara, disputará Artur Lira (Republicanos). Rodrigo Maia (DEM), por sua vez, formalizou um bloco com partidos como PP, MDB, DEM e PSL. Já Davi Alcolumbre (DEM), do Senado, pretende indicar um sucessor que não seja do MDB.

 

Seis pessoas indiciadas pela morte no Carrefour: inquérito da morte de João Alberto, que foi morto asfixiado no Carrefour de Porto Alegre, aponta para exagero nas agressões, além de citar racismo estrutural. Além dos dois seguranças que o agrediram e da funcionária que tenta impedir as gravações, foram presos mais dois funcionários que auxiliam na imobilização de Alberto, mais um último que impede o acesso da esposa à vítima.

 

Segunda onda de Covid-19 no Brasil: percebe-se, nas últimas semanas, uma aceleração no contágio do novo coronavírus no Brasil. Apesar de que o governo afirme que estamos no ‘’finalzinho’’ da pandemia, os dados oficiais mostram que tanto o número de casos quanto o número de mortes sobem vertiginosamente. A linha de contágio se aproxima, cada vez mais, da pior época do vírus no nosso país, lá por julho.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Junipampa