Junipampa News #15

Apagão teria sido provocado por raio na subestação de energia (Fonte: Poder360)

Apagão teria sido provocado por raio na subestação de energia (Fonte: Poder360)

Apagão no Amapá: o Estado do Amapá está, já há dez dias, sofrendo com a falta generalizada de energia elétrica. Com isso, vários problemas adjacentes estão decorrendo, como o adiamento das eleições na capital Macapá, risco de rebelião em cadeias, protestos nas ruas, entre outros. O racionamento de energia deve seguir até o fim do mês. O estado está operando com ‘’rodízio’’ de energia, e o apagão em si está sob investigação de órgãos federais.

 

BTS é destaque no MTV Europe Music Awards (EMA): foi realizada no último domingo (8), a premiação EMA, na capital da Hungria, Budapeste. A boyband coreana BTS foi a grande vencedora da noite, levando 4 estatuetas para casa, sendo a de Melhor Música, Melhor Grupo, Maiores Fãs e Melhor Live. Logo em seguida, a colombiana Karol G levou duas estatuetas, a de Melhor Colaboração e a de Melhor Artista Latino.

 

Joe Biden é eleito o novo presidente norte-americano: após dias de contagem de votos, foi eleito para a Casa Branca o democrata Joe Biden. Ele quebrou o recorde de maior número absoluto de votos, com mais de 69 milhões. O recorde anterior era de Barack Obama, quando concorreu em 2008. Foi, no entanto, frizado pela mídia internacional a posição de sua vice, Kamala Harris, como a primeira mulher a ocupar o cargo. Outra mulher em evidência é a primeira dama, Jill Biden.

 

CoronaVac é supensa: a vacina contra a Covid-19, produzida pela China com o instituto Butantan foi, nesta terça (10), suspensa após o falecimento de um dos voluntários. Foi confirmado, porém, pela revista Veja, que tal voluntário cometeu suicídio – ou seja, o caso não tem ligação nenhuma com a aplicação da vacina. Como a informação sobre o suicídio, a princípio, não chegou pelos canais oficiais, houve uma interrupção, cuja retomada já foi liberada pela Anvisa.

 

Frente centro-direita para 2022: com intuito de fazer frente a Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022, o ex-juiz Sergio Moro, o apresentador Luciano Huck e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), articulam entre si, de acordo com o Folha de S. Paulo. A coalizão contaria ainda com o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM). Eles acreditam que, sem essa união, o embate acabaria se dando entre o presidente e algum nome da esquerda.

 

Impeachment no Peru: o Congresso do Peru afastou, nesta segunda (9), o presidente Martin Vizcarra, na chamada ‘’moção de vacância’’, com 105 votos favoráveis contra 19 contrários. O presidente do Parlamento, Manuel Merino, assumiu a presidência em seu lugar, onde ficará até o primeiro semestre de 2021,     quando ocorrem as eleições no país. Vizcarra nega as acusações de corrupção, vindas à tona com delações premiadas.

 

Protestos contra o desfecho do caso Mari Ferrer: várias cidades brasileiras registraram, no domingo (8), atos contra a absolvição de André Aranhas, acusado de estuprar a influencer Mari Ferrer. O juiz considerou o caso, ‘’estrupro culposo’’, tipificação inexistente. Em São Paulo, a concentração ocorreu em frente ao Masp. Em Porto Alegre, as manifestantes se reuniram no Arco da Redenção. Em cidades do interior, como Bagé, também foram realizadas manifestações.

 

Prêmio Multishow 2020: foi realizada nesta quarta (11), no Rio de Janeiro, a maior premiação musical brasileira, o Prêmio Multishow 2020, com apresentação de Iza, Paulo Gustavo e Tatá Werneck. O evento se readequou à pandemia do novo coronavírus, mesclando interações presenciais e online. Artistas como Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Ivete Sangalo e Anitta foram premiados.

 

Auxílio será prorrogado caso haja segunda onda de Covid-19: o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o auxílio emergencial será prorrogado caso haja segunda onda de Covid-19 no Brasil. A ideia original era a criação de um novo programa, batizado de Renda Brasil, porém não há recursos para tal. O país está, no momento, registrando queda nos casos e mortes causados pelo novo coronavírus. No entanto, se seguir a trajetória dos países europeus e dos EUA, é provável haver uma segunda onda.

 

‘’Não mandei matar’’, diz Flordelis: a frase foi dita nesta sexta (13), na entrada do Fórum de Niterói, quando abordada por jornalistas. A audiência é para ouvir as testemunhas de acusação no caso da morte do pastor Anderson do Carmo. ‘’Jamais faria isso’’, complementou a deputada federal. Além dela, outros dez acusados estavam presentes – de todos, ela é a única em liberdade, devido à imunidade parlamentar.

 

Por Willians Barbosa

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa