Ano 04 nº 033/2016 – Revista Diálogos Culturais é lançada neste final de semana em Bagé- O impresso retrata ações desenvolvidas no LAB em 2015

Giuliana Bruni

A revista Diálogos Culturais será lançada neste sábado, 18 de junho, na Café & Prosa Livraria a partir das 18h. No local, serão expostas fotos de um projeto realizado no Ivo Ferronato, em que moradores contam a história da formação do bairro. Já o pré-lançamento acontece na sexta-feira, 17 de junho, na Sociedade Uruguaia, a partir das 20h. A janta conta com assado, salada e arroz no valor de R$20 e apresentação do grupo Tambor sem Fronteiras. As revistas serão vendidas no valor de R$5 e a renda será revertida para a Aldeia Alvorecer (Tekoá Koenju), localizada em São Miguel das Missões, RS.

Os textos que integram a produção desta revista se referem à ação “Diálogos entre Arte, Cultura, Educação e Comunicação”, desenvolvida pelo projeto de extensão Laboratório de Leitura e Produção Textual, o LAB, aprovado pelo PROEXT-MEC em 2015 com o título Escrita Colaborativa e Experimental no Jornal Universitário do Pampa. A ação foi coordenada pelo professor de Sociologia do IFSul Lisandro Moura. O professor explica que o objetivo dos Diálogos foi o de criar espaços para a socialização de experiências na arte e na cultura, que dialogassem com a comunicação e a educação e que contemplassem os diferentes grupos da cidade e suas manifestações culturais. “A diversidade das atividades realizadas mostra o interesse do LAB em promover a integração com diferentes setores, instituições e agentes culturais, sabendo que quanto mais diversificado é o contexto da expressão cultural, mais ricas serão as ações e mais eficazes os impactos sociais. O nosso interesse, neste projeto, foi criar novas dinâmicas para o fazer cultural na cidade, levando em conta a parceria, a cocriação e a partilha dos resultados com a comunidade”, ressalta.

Os textos foram escritos por estudantes universitários, bolsistas do projeto, professores e colaboradores da Universidade Federal do Pampa que, ao longo do ano, construíram colaborativamente esses diálogos culturais.

A revista retrata as ações voltadas a estas vivências que uniram riso, melancolia, música, palavras, imagens e, o mais importante: histórias de vida. Foi por meio dos Diálogos que aconteceram trocas de experiências.

O impresso traz reportagens e artigos sobre oficinas desenvolvidas na Unipampa com os temas: jornalismo, fotografia e cinema. Além disso, é retratada a viagem à Aldeia Alvorecer. Outro texto relata a experiência de levar o Teatro VagaMundo ao Quilombo Tamanduá e em escolas de Aceguá, assim como espetáculos de palhaçaria que foram apresentados em Bagé e Jaguarão. Uma entrevista com midialivristas de Santa Maria mostra a cena do jornalismo contemporâneo. Outra reportagem fala sobre a atividade “Ivo Ferronato: histórias de luta”, em que foi realizada uma exposição de fotos com o depoimento dos moradores sobre a história do bairro assim como uma Feira Cultural, desenvolvida durante o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Além disso, um artigo traz a oficina de tambor realizada pelos músicos Richard Serraria e Mimmo Ferreira, além de remeter à importância da educação musical como espaço de abertura à diversidade das expressões culturais.

A revista teve a organização de Giuliana Bruni e Mariane Rocha, a diagramação de Alain Maras, a arte da capa de Daniele Rocha e a revisão e editoração da coordenadora do LAB Clara Dornelles.

Como o título do editorial da revista revela, esta foi nossa primeira viagem cultural e a equipe espera que muit@s curios@s acompanhem o lançamento e se alimentem um pouco das páginas inspiradoras contidas no Diálogos Culturais.

13458680_880368738733849_1678978446231295218_o (1)

Foto: Cartaz de divulgação do evento

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa