Ano 05 nº 107/2017 – Metáforas e elementos “escondidos” em Harry Potter:

WhatsApp Image 2017-11-28 at 11.39.15Por Maria Augusta Tellechea Alves

Harry Potter é uma saga de 7 livros e outros auxiliares que tem fãs no mundo todo, mas você sabia que há muitos elementos bastante atuais “escondidos” nesses livros? Como, por exemplo, racismo e depressão? Vou falar brevemente sobre alguns deles:

1- Dementadores x Depressão: No universo de Harry Potter existem criaturas chamadas Dementadores, que são os guardas da prisão dos bruxos: Azkaban. Essas criaturas são capazes de sugar a alma das pessoas pela boca e quando se aproximam dos lugares toda a felicidade é esquecida, são criaturas cruéis e não humanas, há apenas um modo de se repelir um dementador, usando um feitiço chamado patrono e usando uma memória feliz com ele. A autora dos livros criou os dementadores usando-os como uma metáfora para a depressão, que a mesma enfrentou após a morte de sua mãe.

2- Voldemort x Hitler: Muitas pessoas acreditam que o personagem do vilão Voldemort tenha sido inspirado pela figura de Adolf Hitler, já que ambos acreditavam na supremacia de uma raça. No caso de Voldemort, ele acreditava que os bruxos puros-sangues deveriam se relacionar somente com outros bruxos de “sangue puro” que seriam aqueles que vinham de uma longa linhagem de bruxos. Os bruxos de “sangue ruim” seriam aqueles que nasceram com poderes mágicos em uma família de trouxas (termo usado para pessoas não bruxas).

3- “Sangue puro” x Racismo: Seguindo esse pensamento de que Voldemort acreditava na supremacia de bruxos “puro sangue” podemos relacionar com o racismo, quando pessoas acreditam que são melhores que outras por causa da cor da pele, os comensais da morte (termo usado para os seguidores de Voldemort) acreditavam na ideia de Voldemort de que eram melhores do que os outros bruxos.

4- Varinhas x Armas: Quando os bruxos entram para a escola aos 11 de idade eles precisam de uma varinha, a varinha é a forma com que os bruxos podem fazer mágicas, tanto para o bem quanto para o mal, são uma analogia às armas que podem ser usadas tanto para proteção quanto para a destruição, ambas não causam dano se não forem usadas para tal fim.

5- Amor: O amor é um tópico muito presente nos livros de Harry Potter, já que Harry apenas sobreviveu à maldição da morte lançada por Voldemort por causa do amor de sua mãe. O amor, que nós sabemos ser algo que podemos sentir mas não podemos ver exatamente, se tornou uma proteção física em torno de Harry e o salvou da morte, além de protegê-lo durante boa parte da vida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa