Exame Celpe – Bras será aplicado na Unipampa a partir deste ano

Participantes podem fazer suas inscrições no site do Inep de 18 a 28 de MARÇO

Equipe IsF PLA – UNIPAMPA*

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe – Bras) é o exame oficial do Brasil, realizado anualmente no país e em outros lugares do mundo, que certifica a proficiência em português como língua adicional. Este ano, passa a ser aplicado também na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no período de 28 a 30 de maio, conforme calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão federal responsável pela coordenação do exame. Para participar, é necessário acessar o site do Inep (inep.gov.br), escolher o local para realização do exame e realizar o pagamento. Na Unipampa, o valor da inscrição é de 150 reais.

WhatsApp Image 2019-03-19 at 14.58.06

 

O Celpe-Bras baseia-se na proficiência como uso adequado da língua para desempenhar ações cotidianas em práticas sociais. Assim, o exame leva em consideração aspectos textuais e discursivos, tendo em vista o contexto, a finalidade e os interlocutores que estão envolvidos no processo de interação. Os participantes de todos os níveis certificados são capazes de desempenhar ações em Língua Portuguesa. Portanto, o que pode mudar é a qualidade desse desempenho. Há quatro níveis de certificados pelo exame em Língua Portuguesa: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. Para obter o certificado, o participante precisa alcançar, tanto na parte escrita quanto na parte oral do exame, pelo menos o nível intermediário.

No dia 02 de outubro de 2018, durante o período de aplicação do exame no ano passado, na UFRGS, em Porto Alegre, Daniela Moro e Gabriele Bergamasco entrevistaram a Profa. Dra. Juliana Roquele Schoffen, membro da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras, com o intuito de sanar algumas curiosidades e dúvidas em relação ao exame. Daniela e Gabriele atuam na equipe responsável pelo ensino de Português como Língua Adicional (PLA) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), na Unipampa – Campus Bagé. Ambas estiveram presentes tanto na aplicação do exame, quanto na observação e discussão sobre o Celpe – Bras com os membros do núcleo de Porto Alegre.

Clique no link para a entrevista e saiba mais sobre o exame.

 

 

* Equipe IsF PLA-UNIPAMPA

Clara Dornelles (Docente do curso de Línguas Adicionais) – Coordenadora Pedagógica

Aden Pereira (Docente do curso de Línguas Adicionais) – Cocoordenadora Pedagógica

Bianca Sousa (Acadêmica do curso de Línguas Adicionais)

Daniela Moro (Acadêmica do curso de Línguas Adicionais)

Daniele Jurgina (Acadêmica do curso de Línguas Adicionais)

Flávia Azambuja (Acadêmica do curso de Línguas Adicionais; Egressa do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas)

Gabriele Bergamasco (Egressa do curso de Línguas Adicionais)

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa