Ano 09 nº 118/2021 – Depressão não é frescura

Por Ana Paula Ramos Medeiros

20200218_122712

Imagem: Acervo pessoal.

A depressão é uma série de acontecimentos que, em algum momento ao longo da vida, todos somados manifestam-se causando uma enorme dor que parece consumir a força vital do ser humano. A depressão desencadeia vários outros transtornos. 

A sociedade ainda desconhece pessoas depressivas e os tratam como “dramáticos”, mas só quem vive sabe e sente. As pessoas deveriam tentar ajudar, ao invés de julgar, mas infelizmente não é assim!

A maioria das pessoas depressivas querem acabar com a dor que as mata de dentro para fora, assim tentando acabar com essa dor, optam pelo suicídio. Por mais que entendam que isso não vai acabar com o sofrimento de vez, desejam acabar com ele, pelo menos perto das pessoas que o amam.

Para quem não entende é muito fácil julgar, mas será que quem julga, se pudesse calçar os menos sapatos e andar pelo percurso, ainda pensaria da mesma forma?

Infelizmente, em pleno o século XXI ainda existe preconceito com a doença. Alguns seres humanos são ignorantes a ponto de desconhecer e incompreender os fatos, fazendo com que assim, muitos familiares e amigos joguem suas vidas fora, por não serem ajudados e auxiliados a procurarem tratamento.

Depressão é coisa séria e não deveria ser vista como frescura! É uma dor sem fim, que corrói a alma e o corpo físico. Ela leva embora a beleza, o brilho no olhar, o sorriso e a vontade de viver.

Se você conhece alguém que esteja precisando de ajuda, dê a mão. Não deixe essa pessoa jogar a vida fora, pois ela não sabe o que está fazendo, ela não consegue enxergar além da dor.

Ana Paula é formanda em Letras pela Universidade Federal do Pampa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa