Combustível para o bem-estar: Qual é o seu?

Por Isabelly Nunes

image1

É comprovado que a prática de atividade física traz benefícios para a saúde e faz bem às atividades funcionais do organismo, bem como à saúde mental. Já o contrário disto, o sedentarismo, implica em malefícios ao nosso corpo. É sobre esta e outras atividades que falarei neste texto. 

Durante a pandemia de COVID-19, tornou-se extremamente necessário cuidar da saúde física e mental. Abaixo, vou destacar algumas dicas de atividades que me ajudaram a reorganizar meu estilo de vida, afinal, nada mais é como antes e acredito que muitos de vocês tiveram suas vidas readaptadas desde o ano passado, não é mesmo?

Então, vamos lá:

  • Crie uma rotina

Parece besteira, mas desde que comecei a organizar minhas atividades em planilhas e horários para atividades essenciais e urgentes, tudo fluiu de forma mais equilibrada, diminuindo, desta forma, picos de estresse e ansiedade.

  • Pratique exercícios físicos

Seja lá qual for, encontre uma atividade física que lhe faça bem. Seja uma caminhada, trinta minutos dançando suas músicas preferidas, seja correr ou pedalar. Enfim, mova-se. O corpo necessita, a mente mais ainda. Comece aos poucos, desafie-se, mas saia da zona de conforto. Desprenda-se dos limites impostos pela sua própria mente. 

  • Mantenha contato com as pessoas por meio da tecnologia

Não fique sozinh@. Ligue, converse, não deixe de partilhar boas risadas, mesmo que a distância. Este é o momento de mantermos os laços com quem amamos, respeitando o momento que estamos vivendo. Lembre-se, ninguém é feliz sozinho.

  • Leia bons livros

A leitura proporciona momentos de tranquilidade e conhecimento. Procure bons livros, desfrute de cada história contada. Se possível leia dois livros ao mesmo tempo. Não consegue adquirir um livro? A internet está cheia de exemplares disponíveis gratuitamente. 

  • Ouça músicas 

O poder que uma boa música tem de mudar nosso astral é impressionante. Reserve um momento do seu dia para aumentar o som, literalmente. Ou coloque seus fones de ouvido e escute aquela música que te faz relaxar, lembrar de algo bom, que te dá vontade de cantar junto. Permita-se. 

  • Descanse

Você não é uma máquina. Permita-se descansar, dormir, relaxar. Estique suas pernas, medite, fique em silêncio. Tão importante quanto produzir e trabalhar, é desligar-se do mundo e conectar com seu eu-interior.

  • Conecte-se com o seu Deus

Ore, agradeça. Todos nós temos as nossas dificuldades e limitações, mas temos também a possibilidade de ressignificar o que sentimos através da Fé. Agradeça ao acordar, antes de dormir. Agradeça o alimento de cada dia, por estar vivo e com saúde. Mantenha-se esperançoso, dias melhores virão. Creia! 

  • Cultive bons sentimentos

De nada adiante tornar-se um ser humano reclamante, intolerante, frustrado, amargurado. Isso faz mal somente a uma pessoa, você mesmo. Mantenha-se calmo, confiante, alegre e benevolente. Aprenda a enxergar o lado bom de todas as coisas.

Por fim, e acima de tudo, AME! Ame a sua vida, sua história, seu momento. Ame as pessoas, os animais, a natureza. Ame a vida. Descomplique. 

Se este texto fizer sentido a pelo menos uma pessoa, ficarei imensamente feliz. Nele depositei muito de mim e do que venho aprendendo nos últimos meses. Viver é ressignificar, transformar, agir e apreciar cada resultado, cada pequena conquista. Caso tenha lido até aqui, muito obrigada! Até o próximo. Se cuidem!

Isabelly é acadêmica do curso de Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa da Unipampa Campus Bagé e professora de Educação Infantil na prefeitura de Hulha Negra. Escreve palavras dóceis para tornar a vida mais leve e feliz.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa