Ano 12 Nº 049/2024 – Da Janela do Teu Quarto, uma apresentação

Por Felipe Cremonini e Wagner Previtali

Este é o primeiro de uma série de textos escritos pela equipe realizadora do curta-metragem Da Janela do Teu Quarto e publicados em parceria com o Jornal Universitário do Pampa – JUNIPAMPA. Essas publicações visam compartilhar o processo de realização de um filme, deste filme, com uma equipe composta por pessoas experientes e por pessoas recém iniciadas na prática cinematográfica.

Fazer um filme é um processo de muitas mãos. Muitas mãos, pés, cabeças, olhos, ouvidos, bocas, corpos. Cada pessoa que integra uma equipe vai assumir diferentes funções para a construção de uma obra audiovisual. Como uma orquestra, como uma peça de teatro, como num filme, é no coletivo que o trabalho ganha corpo, e ele nem se limita à equipe realizadora, mas todos seus atravessamentos durante os períodos de pré-produção, produção e pós-produção, até, finalmente, chegar ao público.

Da Janela do Teu Quarto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Municipal da Cultura de Bagé, contemplado no Edital 01/2023, Edital de Fomento ao Audiovisual, através da Prefeitura Municipal de Bagé, com recursos da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo. É produzido pelo Coletivo Misturagens de Mundos, em parceria com o Ponto de Cultura – Pampa sem Fronteiras e Casa – Espaço de Criação. 

O filme acompanha o relacionamento de dois rapazes, Vitor e Felipe, do apaixonar-se até o fim do relacionamento, nos momentos íntimos compartilhados dentro do quarto de um dos protagonistas.

A direção e argumento é de Wagner Previtali e o roteiro foi desenvolvido em parceria com Felipe Cremonini e Vinícius Domenech. Felipe Cremonini coordena a preparação de elenco, e interpreta Vítor, contracenando com Vinícius Domenech, intérprete do personagem Felipe. Quem assina a direção de fotografia é Bettina Wieth, a direção de arte é de Adriana Gonçalves e a direção de som e trilha sonora é de Kika Simone. A montagem e finalização é realizada por Camila Albrecht. Alice Arruda é a assistente de direção e Ronney Corrêa realiza a continuidade e a assistência de produção. Produção de apoio é desenvolvida por Giana Guterres e a direção de produção é dividida por Wagner Previtali e Felipe Cremonini. O design é desenvolvido por Geise Oliveira e a acessibilidade é realizada pela OVNI – Acessibilidade Universal.

Nesse Dossiê, cada um de nós vai compartilhar um relato sobre a experiência de fazer o filme. Queremos aproximar, misturar e compartilhar experiências. Afinal, o filme Da Janela do Teu Quarto retrata uma história de amor, através dos olhos e mãos de todas nossas próprias histórias de amor. Te convidamos a acompanhar este romance conosco. Vamos?

Três vira dois – processo de criação do roteiro e dos personagens do curta-metragem 

Direção de arte: olhares, vivências e afetos lançados as interfaces entre o cinema, a educação e os direitos humanos

Através dos meus olhos: reflexões de um set de filmagem

Uma experiência fílmica: como é observar de dentro?

As muitas visualidades de um filme, design e direção de fotografia

Preparação de Elenco: criando um romance a partir da técnica

Um relatório técnico-afetivo do processo de montagem do curta-metragem “Da Janela do Teu Quarto”

“Esse menino é bom de argumento”: sobre a ideia inicial para Da Janela do Teu Quarto

O trabalho de som em Da Janela do Teu Quarto

Considerações sobre a direção de cinema em Da Janela do Teu Quarto

Do início ao fim, produzir um filme

Felipe Cremonini – Ator, professor e pesquisador. Graduado em Teatro pela UFPel e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Trabalha na relação entre corpo do ator e tecnologias da imagem. Possui sua trajetória reconhecida com o Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro (2021) e pela Câmara de Vereadores de Sant’ana do Livramento (2023).

Wagner Previtali – Artista, diretor e produtor cultural. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas e bacharel em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição. Desde 2017 atua como Artista Visual, Fotógrafo e Realizador Audiovisual, dedicando-se à diversidade na arte e cultura na cidade de Bagé.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa