Ano 12 Nº 064/2024 – As muitas visualidades de um filme, design e direção de fotografia

Por Bettina Wieth, Geise Oliveira e Wagner Previtali

Este texto junta a experiência de duas áreas distintas numa produção cinematográfica, mas que mesmo assim se complementam. Um filme se comunica em escrita, imagens e sons, e no caso de Da Janela do Teu Quarto tivemos duas áreas importantes para sua efetiva comunicação: a criação do design e identidade visual do projeto e a direção de fotografia. 

Começamos com o relato de Bettina Wieth, diretora de fotografia do curta-metragem:

Foi uma experiência muito gratificante trabalhar com a equipe do curta Da janela do teu quarto. As gravações fluíram com bastante harmonia e diálogo entre as diferentes áreas. No processo de criação da fotografia, estudei as referências propostas pela direção e construímos a decupagem¹, realizando testes de cada enquadramento. O ambiente controlado do set e nossa organização durante as diárias ofereceu a possibilidade de montar diferentes propostas de iluminação para os planos, buscando ressaltar a intenção de cada cena. Criativamente, o desafio estava em transpor a intimidade que o casal ia adquirindo através do tempo, na união entre a direção de arte e a direção de fotografia. A composição dos enquadramentos buscou mostrar também os diferentes momentos do casal, variando entre planos mais fechados evidenciando a intimidade, assim como os momentos de conflito retratando os personagens em lados opostos no quadro.  Definitivamente gostaria de trabalhar novamente com cada um dos colegas de equipe. 

Neste trabalho, realizamos a gravação com o equipamento de câmera Canon 5D Mark III, lentes variáveis e fixas, que se alternavam entre as lentes 24-70mm e 70-300mm, nas variáveis, e duas lentes fixas, uma 100mm e uma 50mm. As lentes possuem diferentes milimetragens, que permitem os diferentes zooms e enquadramentos do filme, e diferentes aberturas, que possibilitam diferentes entradas de luz e áreas de foco. Fizemos uso da luz natural que adentrava pela janela, mas também luzes cênicas, em concordância com a direção de arte, e luzes para possibilitar a gravação, pois muitas vezes o que parece estar bem iluminado para o olho humano, não é o suficiente para a câmera e para a proposta planejada pela direção.

Bettina Wieth

Para um projeto chegar ao público, precisamos divulgá-lo. É nesse quesito que o design integra o projeto. Além da escolha tipográfica, junto da equipe diretora e produtora, a identidade visual vai criar a identificação do projeto para as redes sociais e o cartaz de divulgação. A seguir, está o relato de Geise Oliveira, designer do projeto:

É a primeira vez que eu participo de um projeto de curta-metragem e tem sido uma das minhas melhores experiências profissionais. O designer geralmente trabalha sozinho e muito se concentra nele as tomadas de decisão, mas o engajamento de toda a equipe em criar e valorizar uma história de amor me motivou e ajudou a trabalhar. 

No início, foi um pouco desafiador porque ainda não tínhamos muito no que nos basearmos visualmente pra começar, mas a experiência no set de filmagens foi o grande plus. Foi o que impulsionou todo o meu trabalho daquele momento em diante. Ficou mais fácil pensar na identidade visual do projeto, em como comunicar essa história e o que queremos que as pessoas vejam e sintam ao assistir esse filme. Percebi que além de criatividade, seria importante me conectar com a história, com os personagens, com todo aquele material artístico que estava sendo produzido. Isso fez total diferença no meu trabalho e me gerou um olhar muito mais sensível e atento ao que eu crio.

Geise Oliveira

O filme é um projeto coletivo, no qual várias partes se põem a dialogar para a criação de uma ideia final. Neste texto, quisemos transmitir um pouco dos processos ligados à visualidade de um filme, especificamente a direção de fotografia e o design/identidade visual.

¹ A decupagem se refere à construção pela direção e direção de fotografia dos diferentes planos que compõem cada cena. Cada plano pode variar em escala (próximo ou afastado de tal assunto), movimento (fixa, na mão, para cima, para o lado, etc.), ângulo (reto, olhando de baixo pra cima, olhando de cima pra baixo, etc.) ou duração, conforme a intenção pretendida pela equipe a cada plano de cada cena.

Da Janela do Teu Quarto, uma apresentação

Bettina Wieth é artista visual, fotógrafa e videomaker. Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (PPGARTES/2017) e bacharela no curso de Cinema e Audiovisual (2014) pela mesma instituição. Sua experiência se concentra nas áreas do cinema, fotografia e vídeo. Além de atuar como fotógrafa e videomaker, trabalha com direção de fotografia, operação de câmera e fotografia still.

Geise Oliveira é designer gráfico, UX/UI designer e social media apaixonada pela comunicação visual. Já são 7 anos trabalhando na área do design e do marketing digital, tendo como seus principais focos de criação identidades visuais e conteúdo para redes sociais. É graduada em Administração pela Unipampa, possui MBA em marketing e atualmente está cursando graduação em Psicologia pela Urcamp.

Wagner Previtali é artista, diretor e produtor cultural. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas e bacharel em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição. Membro fundador do Coletivo Misturagens de Mundos, desde 2017 atua como artista visual, fotógrafo e realizador audiovisual, dedicando-se à diversidade na arte e cultura, principalmente na cidade de Bagé. 

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