Vamos olhar para o céu no pampa?

Programa Astronomia para Todos em campanha pelo Planetário da Unipampa

Autores: Erick Fernandes, Flávia Azambuja, Suélen Mena, Clara Dornelles, Melissa Barbieri.

Já ouviu falar no Astronomia para Todos? O Astronomia para Todos é um programa que visa proporcionar maior contato, discussão e informação sobre temas relacionados à astronomia. É coordenado na Unipampa/Bagé pelo professor Guilherme Marranghello e abarca cerca de 17 projetos, tais como: A Astronomia e a Matemática, Astronomia e Ficção Científica, Astronomia em Comunidades Quilombolas e Fronteiriças, Contação de histórias, Fontes Alternativas de Energia e Meio Ambiente, Jornalismo Científico Colaborativo, Música no Planetário, Planetário Acessível, entre outros. Além disso, envolve 17 professores de diferentes áreas em 4 diferentes campi da Unipampa, nas cidades de Bagé, Caçapava do Sul, Uruguaiana e Alegrete. Em 2016 e 2017, as ações recebem o apoio do Proext/MEC.

Um dos muitos projetos do Astronomia para Todos é o Planetário, único na região da fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina, e será o terceiro em todo o  Rio Grande do Sul.

O projeto do planetário está em andamento desde 2013 com financiamento do Governo Federal (CNPq). Segundo Marranghello, depois de cerca de um milhão de reais investidos, o CNPq informou que não haverá repasse da última parcela. Para que as obras possam ser concluídas para alcançar a meta de vinte mil crianças contempladas pelo projeto por ano, foi necessário lançar uma campanha: a vaquinha do planetário. Participar da campanha é fácil, basta acessar o link abaixo e contribuir com qualquer valor. A meta é arrecadar trezentos cinquenta e oito mil e duzentos e vinte reais e até agora foi arrecado cerca de sete mil reais. Nas palavras do coordenador do projeto: “Mostre o quanto a Ciência, a Educação e a Cultura são importantes e faça sua doação através do site”:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/planetariodaunipampa

13180839_988772351199936_1452363670_n

Futuras instalações do Planetário na Unipampa – CAMPUS BAGÉ

Além da vaquinha, Marranghello encontrou uma forma bem humorada de incentivar as doações. De acordo com o professor, se até o dia 15 de maio (ontem) fosse arrecado o valor de dez mil reais, ele pintaria o cavanhaque de vermelho. Agora, passado o dia 15, o desafio é outro. O cavanhaque será pintado de verde se atingir a meta.

Muitos servidores da Unipampa de diversas áreas do conhecimento aderiram à campanha. Contribua e seja você também um amigo do planetário!

Desafio para além da Unipampa

Marranghello lançou ainda um desafio para as escolas de Bagé e região. A escola que mais arrecadar doações até o dia 31 de maio, através do site da vaquinha em nome da escola, receberá, a partir de julho, sessões especiais de observação do planetário móvel. De acordo com Marranghello, todo o incentivo para promover a participação de alunos e pessoas da comunidade local e também de outras localidades na finalização das obras é muito bem vinda.

Ações do Astronomia para todos

O programa contribui com diversas ações, articulando ensino, pesquisa e extensão. Para o mês de maio, acontecerão atividades como as sessões semanais para as escolas da cidade de Bagé, onde é apresentado o sistema solar e curiosidades sobre a formação dos planetas, via láctea, satélites naturais de alguns planetas, entre outros.

Segunda-feira (09/05), aconteceu um evento um pouco raro, que é a passagem de Mercúrio em frente ao Sol e o Astronomia para Todos preparou atrações que aconteceram durante todo o dia. Além de ter sido possível a observação através de um telescópio do trânsito de Mercúrio, houve sessões do Planetário para todos que chegaram para conferir este grande evento.

Outras ações previstas na programação do Planetário:

16/05 a 20/05

Livraria do Planetário: Venda de livros sobre o Universo, planetas, vida extraterrestre, Via Láctea e outros subtemas da Astronomia. Nesse evento, toda a verba arrecadada com a venda dos livros será destinada à construção das instalações físicas do Planetário fixo, no campus Bagé.

19/05

Palestra: Busca de vida fora da Terra – com observação por telescópio.

Local: Auditório da Unipampa Bagé – 17:30h

13087928_1033016063445532_6024979147034639087_n

Quer saber mais sobre o Planetário? Assista ou leia abaixo, conteúdo da matéria veiculada no Jornal do Almoço (JA, RBS Bagé) no dia 10/05/2016. Nela, o professor Guilherme Marranghello fala um pouco sobre o projeto e sobre a vaquinha para terminar a construção do planetário:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/bage/v/ja-ideias-fala-sobre-importante-projeto-em-bage-rs-que-se-mantem-como-pode/5011237/

 

JA: O que representa para Bagé e para nossa universidade ter um projeto dessa dimensão aqui?

Marranghello: Esse deve ser o terceiro planetário construído aqui no Rio Grande do Sul. A gente tem um planetário em Santa Maria e um em Porto Alegre em funcionamento atualmente. É um espaço em que a gente pode literalmente mergulhar dentro de um assunto para falar sobre astronomia, para falar sobre os mais diversos assuntos. Imagina que a gente pode viajar no tempo e no espaço enquanto está no planetário. Pode explicar o inverno que está se aproximando, porque acontece isso, saindo de dentro da superfície da Terra, indo até o sol, vendo como as fases da lua acontecem. Então, é uma visão diferente que se pode ter dentro do planetário.

JA: E é bom que não é um espaço fechado para a universidade. Ele é aberto à comunidade, não é?

Marranghello: Sim. A gente está recebendo visitas. Quem estiver interessado em conhecer um pouco do planetário inflável, com o qual a gente trabalha, é só aparecer à tarde na Unipampa. A gente vai estar recebendo. Por enquanto a gente recebe muitas visitas escolares, o objetivo com o término da construção é poder fazer sessões periódicas abertas ao público.

JA: O que está faltando para terminar e de que maneira as pessoas podem ajudar a concluir essa obra do planetário?

Marranghello: O que está faltando, como a gente viu, é aquele domo redondo, que vai em cima do planetário onde realmente vão ser as projeções. Falta um total bastante grande de verba para receber, de R$ 358.000,00 reais, mas a gente está pedindo ajuda, todo mundo pode contribuir. Tem o site no qual a gente está fazendo nossa campanha: vakinha.com.br/planetario da unipampa e qualquer um pode ajudar a alcançar esse objetivo.

 

JA: Tu tem uma promessa também, não é? Se até o final da semana chegar a… Com qual quantia tu vai pagar essa promessa? E que promessa é essa?

Marranghello: A cada etapa eu vou fazendo uma promessa diferente. Então, se até o final dessa semana a gente tiver com R$ 10.000,00 reais de arrecadação, o cavanhaque fica vermelho.

 

Mais detalhes sobre o Planetário podem ser encontrados nas páginas:

http://porteiras.s.unipampa.edu.br/planetario/

https://www.facebook.com/planetariodaunipampa

Ou pelo e- mail planetario@unipampa.edu.br

 

Junipampa