Ano 05 nº 043/2017 – Universidade para fora da Universidade: E por Falar em Rochas.

Por: Diogo Gabriel Sperandio; Cristiane Heredia Gomes; Natália Pinheiro Borges; Aline Silva Barbosa.

                 O Museu Virtual Geológico do Pampa – MVGP, Campus Caçapava do Sul, através da ação “E por Falar em Rochas” desenvolvida com fomento da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pampa, levou a universidade até às crianças na XVII Feira do Livro de Caçapava do Sul.

                   Sabendo da importância das atividades extensionistas, o Museu desenvolve ações visando a propagação das Ciências Geológicas para a comunidade, tendo em vista a importância geológica de Caçapava do Sul e região no contexto brasileiro.

1

Figura SEQ Figura \* ARABIC1 Crianças observando Rochas e Minerais da região em lupa de mesa. Foto: Diogo Gabriel Sperandio

                   Assim, durante o dia 17 de maio, o Museu Virtual Geológico do Pampa desenvolveu ações relacionadas à Geologia e Geodiversidade do Escudo Sul-rio-grandense com as escolas do município que visitaram a feira. As amostras expostas fazem parte do acervo pessoal da Coordenadora do projeto, Drª Cristiane H. Gomes.

                   Observações de Minerais e Rochas na Lupa, Pinturas de dinossauros, trilobitas e vulcões e Distribuição de Brindes (amostras de rochas do município e escalas do tempo geológico) estiveram entre as ações desenvolvidas.  O Museu, buscando externar e divulgar a importância geológica da Região para as novas gerações, realizou também interlocuções, a partir de banners acerca do ciclo das rochas .

2

Figura SEQ Figura \* ARABIC2 Exposição de Banners. Foto: Diogo Gabriel Sperandio

                   Através desses recursos, foram feitas conexões entre o mundo geológico ao olhar de um Geocientista com o mundo mágico de uma criança. Assim, foi possível tornar lúdicos e, ao mesmo tempo, pedagógicos os processos que atuam na formação das rochas no contexto geológico – os vulcões, erupções, abertura de um oceano/continente, subducção e tantos outros. Desta maneira, durante a atividade, o Museu dedicou-se a fazer com que o científico se tornasse palpável e realista aos olhos de uma criança.

                   As ações de extensão são fundamentais para o fomento do desenvolvimento científico-cultural da comunidade, na qual a universidade está inserida. Por isso, o Museu Virtual Geológico do Pampa volta-se à divulgação das Geociências. Sabendo a importância da educação Geocultural e Geoconservacionista das novas gerações, o projeto propõe atividades de extensão em Geociências na região do Pampa Gaúcho.

3

Figura 3 Desenhos feitos pelas crianças nos clastos de rocha. Foto: Cristiane H. Gomes

 

 

Figura 4 No detalhe: Desenho de Dinossauro no  clasto de rocha. Foto: Cristiane H. Gomes

 

45

Figura 5 Desenho feito por aluno no clasto de rocha – Super Herói. Foto: Museu Virtual Geológico do Pampa

 

6

Figura 6 Equipe nº 2 desenvolvendo as atividades. (Esq. para Dir. Natália P. Borges, Aline S. Barbosa, Drª Cristiane H. Gomes, Juliana Gomides)Foto: Museu Virtual Geológico do Pampa

 

7

Figura 7  Equipe nº 1 desenvolvendo as atividades. (Esq. para Dir. Priscila Lasas, Drª Cristiane H. Gomes, Ana L. Artine, Amanda Mello e Diogo G. Sperandio) Foto: Museu Virtual Geológico do Pampa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa