Ano 03 Nº 006/2015 – Oficinas de letramentos: Um novo olhar para a escrita no ensino fundamental

Nos últimos meses em Bagé, estão sendo realizadas oficinas de letramentos, ministradas pelos bolsistas do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB). O LAB é um projeto de extensão  da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), responsável também pelos eventos dos “Diálogos culturais na cidade” e pelo projeto do nosso jornal JUNIPAMPA .

Duas oficinas já foram realizadas. Uma delas, intitulada “Fazendo História no Bidart”, aborda o gênero jornalismo literário e é realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, tendo como ministrantes os bolsistas Guilherme Ramos e Luisa Hidalgo. A segunda oficina, intitulada “Entrando em òrbita”, realizada  na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Emilio Luiz Mallet, aborda a escrita de reportagens e é ministrada pelas bolsistas Emili Peruzzo e Kamila Casartelli .

Em entrevista ao JUNIPAMPA, a coordenadora do LAB, Clara Dornelles, afirmou que: “As oficinas de letramentos desenvolvidas pelo LAB são uma ação do projeto ‘Escrita colaborativa e experimental no Jornal Universitário do Pampa- Junipampa’, aprovado no Edital Proext-MEC 2015.’’ Ainda de acordo com Dornelles, a prioridade desse projeto é integrar universidade e comunidade, por meio de propostas de produção textual planejadas por graduandos do curso de Letras da Unipampa- Campus Bagé para estudantes de escolas públicas.

Clara Dornelles falou ainda sobre a formação dos bolsistas ministrantes das oficinas: “Os textos produzidos nestas oficinas tem o intuito de serem publicados no Junipampa. Os bolsistas-ministrantes tiveram formação sobre escrita jornalística e também escrevem para o jornal. Desta forma, podem auxiliar melhor os alunos participantes do projeto.”

A bolsista  Emili Peruzzo também conversou com o JUNIPAMPA, falando a respeito de sua experiência como ministrante de uma das oficinas de letramentos:

“Quando eu e a Kamila planejamos a oficina “Entrando em Órbita”, pensamos alto, mesmo sabendo que talvez os resultados não fossem o que imaginávamos. Escolhemos a escola Mallet por ela ter um projeto autônomo que trabalhava com astronomia. O objetivo dessa primeira oficina era que os alunos e alunas escrevessem uma reportagem relatando as experiências que tiveram no planetário da UNIPAMPA. Achamos que relacionar o projeto, o planetário e a escrita funcionava. Acho que nem preciso dizer que el@s adoraram. Nós também adoramos, nos divertimos muito e aprendemos bastante, tanto com os adolescentes quanto com o planetário. No final das contas, vimos que o resultado foi muito melhor do que esperávamos e adoramos muito todo o envolvimento. Planejamos dar continuidade nas oficinas, e neste momento ocorre a segunda oficina ofertada por nós na escola”.

imagem21

Oficina “Entrando em órbita” . Foto: Pablo Fagundes e Vitor Pedroso

A participante da oficina ‘’Fazendo história no Bidart’’, Maria Eugênia Simões Pires, aluna do 8° ano da EMEF. Fundação Bidart, relatou como foi sua experiência dentro da oficina:

‘’A oficina ‘Fazendo História no Bidart’ foi uma ótima experiência para aprofundar meus conhecimentos sobre escrita e jornalismo. Foi um momento de aprendizado e diversão, já que eu estava com meus amigos.’’ Maria Eugênia ainda completou:

“A experiência de escrever sobre a Fundação foi ótima, considerando que eu já sabia um pouco sobre a história antes de entrar na oficina. Então acabou sendo fácil, só fui me lembrando das coisas que eu tinha lido e ouvido sobre isso anteriormente. Achei a oficina excelente e só tenho a agradecer à Unipampa pela lembrança e pela maravilha que foi a oficina.’’

Oficina “Fazendo História no Bidart”. Foto: Uedes Reis

Oficina “Fazendo História no Bidart”. Foto: Uedes Reis

As oficinas de letramentos seguem ocorrendo nas duas escolas municipais de Bagé .

Não deixe de acompanhar as próximas matérias .

Escrito por Guilherme Ramos e Luísa Hidalgo, bolsistas do Laboratório de Leitura e Produção Textual – LAB (PROEXT/MEC).

Junipampa