Entendendo um pouco mais sobre Letramento Digital

Um dos assuntos que me chama à atenção no momento é o letramento digital, e falar sobre esse tema vem a partir de uma conversa que tive com uma amiga, quando ela relatou a facilidade que o seu filho mais jovem tem em lidar com aparelhos eletrônicos, não só celulares e computadores, mas também eletrodomésticos como máquinas de lavar com painel digital.

E falando um pouco sobre letramento, podemos dizer que ele vai além da alfabetização, que é apenas decodificar letras e palavras, o letramento é muito mais, é entender seus significados e dar sentido ao seu uso. Então, ser letrado não é apenas saber ler e escrever.

Portanto, a partir do conceito que diz que o letramento digital é a capacidade dos indivíduos de buscarem informações por meio das tecnologias e se autodesenvolver, podemos dizer que o letramento digital tem o papel de inserir o sujeito na sociedade, não só na área da informática, mas também nas novas plataformas digitais inseridas em aparelhos como, computadores, celulares, televisores, máquinas de lavar, fogões, caixas eletrônicos, entre outros aparelhos tecnológicos.

Entendo que o letramento digital não é apenas a utilização das tecnologias digitais, mas sim como ela significa em seu uso na nossa vida social, representando assim a capacidade de compreender e aplicar essas habilidades em diversos contextos. Acredito também que, quanto mais letrados nos tornamos, mais versáteis e adaptados com as novas tecnologias ficamos. 

Mas e os jovens, como eles possuem essa facilidade em relação ao letramento digital? No meu entendimento, isso acontece quase que naturalmente, é o contato com as novas tecnologias, os jovens já nascem nesta nova era, inseridos neste novo contexto e aprendem com muita facilidade. Um exemplo são os eletrônicos para crianças, como livros digitais e tablets, fazendo com que adquiram conhecimento e desenvolvam habilidades digitais. Isso explica o relato da minha amiga em relação ao desempenho que seu filho tem com equipamentos digitais, pois ele já está inserido neste contexto, colocando em prática todo seu letramento.

Entretanto, podemos dizer que as pessoas mais velhas sofrem ou têm alguma dificuldade com o letramento digital, isso porque o avanço da tecnologia vem acontecendo muito rápido, e a falta de oportunidade de informação não permite que elas consigam acompanhar essa evolução, mesmo os que se adaptaram ainda passam por alguma dificuldade, afinal essa geração desenvolveu-se na era do analógico e encontrou o digital já na fase adulta, portanto ainda não domina esse tipo de letramento, o digital.   

Por fim, considerando que o letramento é a possibilidade de interpretar o mundo e as palavras em diferentes contextos, e que estamos sempre utilizando as redes sociais, e nos adequando em diferentes plataformas, como Facebook e Instagram, utilizando todo letramento acumulado, e que estamos sempre em constante evolução. Concluímos, então, que o letramento digital é uma das principais ferramentas para a evolução humana, onde podemos manifestar nossas opiniões e pensamentos críticos como cidadãos que somos. 

Fernanda Morrudo é graduanda no sexto semestre do curso Letras/Português, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) — Campus Bagé — RS, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa