Ano 03 Nº 020/2015 – Cerveja artesanal e seus benefícios para a saúde

O grande objetivo das grandes cervejarias não é te proporcionar uma bebida de qualidade e sim, lucrar. Adicionando milho transgênico e essências, corantes, estabilizantes, antioxidantes, conservantes, etc, todos artificiais. As grandes cervejarias reduzem os custos, colocam um produto mais barato e de qualidade inferior no mercado e com isso fica difícil defender que essa cerveja faça bem para a saúde.

 As cervejarias artesanais, no entanto, utilizam somente produtos naturais para fazer suas cervejas, um desses ingredientes é o lúpulo, que faz praticamente tudo o que os elementos artificiais acima fazem, só que naturalmente. Ele é uma espécie de erva que traz aroma e amargor para a cerveja, além de diversos benefícios para a cerveja e para a sua saúde. Pesquise na internet sobre os benefícios do lúpulo e você entenderá o que estou dizendo. Apesar de não falarem isso nas propagandas, as grandes cervejarias utilizam, em sua maioria, essências artificiais de lúpulo. As artesanais utilizam o lúpulo natural.

Foto: Autor desconhecido

Foto: Autor desconhecido

O consumo moderado de cerveja tem efeitos anti-inflamatórios, aumentando significativamente os níveis de colesterol “bom” no organismo e ajudando a combater certas doenças cardíacas. Assim, um bom copo de cerveja por dia pode fazer muito bem ao coração. Diversos estudos afirmam que tomar cerveja (dentre outras bebidas de baixo teor alcóolico) está relacionado a efeitos positivos na saúde óssea. Isso porque essa bebida conta com silício, um mineral que ajuda a melhorar a densidade dos ossos e evita a perda de massa óssea.

Além disso, oferece fitoestrogênios naturais, associados à prevenção das osteoporose e ao alívio dos sintomas da menopausa. Possuem menor probabilidade de sofrerem de doenças como o Alzheimer. Mais uma vez, o responsável por isso é o silício, que tem a capacidade de reduzir os metais tóxicos que se acumulam no organismo e causam patologias degenerativas. Por sua vez, melhora a memória e a concentração. Dentre os componentes principais da cerveja podemos encontrar o xanthohumol, um polifenol presente no lúpulo. É um antioxidante com compostos que inibem e previnem o desenvolvimento de células cancerígenas, como se fosse uma espécie de quimio-preventiva em certos tipos de câncer. A cerveja tem a capacidade de melhorar o sistema imunológico do organismo, evitando que nos contagiemos com doenças infecciosas tais como o resfriado ou a herpes. Pelo menos, em alguns casos, evita que os sintomas sejam tão graves ou duradouros.

 Escrito por Lígia Bartmer e Leonardo Parana Furman, graduandos do curso de Engenharia Química – Unipampa Bagé

Junipampa