Carta aberta para reivindicar melhorias na nossa escola

Por Priscila Rodriguez de Rodrigues

Nós, alunos da Escola Hermes Pintos Affonso, viemos através desta carta pedir melhorias no ensino médio integral.

A verba, infelizmente, não é suficiente, portanto esse não é um problema interno da escola. Para todas as melhorias e boa estrutura, precisamos de uma melhora na verba. Compreendemos que não foi a escola que implantou o Ensino Integral, foi uma proposta do governo, ocorrida em 2019.

Viemos reivindicar uma melhor estruturação em nossa escola, nós, alunos e até a própria diretora, percebemos que a escola não possui estrutura para ser de Ensino Integral. Além disso, reivindicamos um aumento na verba, que é de apenas R$2.632,30 para custeios da escola, julgamos esse valor irregular para uma escola grande e que possui muitos alunos.

Acreditamos que se o governo Eduardo Leite quer implantar o Ensino Integral em todas as escolas até 2026, deve ser feito melhorias na estruturação de todas as escolas, a principal delas é a verba. Essa foi a promessa de Leite, de passar ao modelo de tempo integral metade das escolas estaduais de Ensino Médio. Em números, significa subir das atuais 18 para 550, em quatro anos.

Vimos que os problemas que estamos reivindicando são direitos nossos, aliás, passamos boa parte do nosso dia no colégio.

Outro ponto importante para destacar é a merenda que acaba rapidamente. Isso acontece pois, na hora de repetir, alguns alunos repetem mais de uma vez ou fazem a comida em pequena quantidade. Consideramos injusto com as pessoas que querem repetir, é necessário ter uma boa quantidade de comida, pois a escola é integral e se os alunos devem passar o dia todo na escola, é importante estarem bem alimentados.

Nós queríamos que nossa escola tivesse mais estrutura para o Ensino Integral, como por exemplo: melhoria na verba, que a merenda não acabe tão rapidamente, a melhora nos banheiros, pois temos somente uma torneira para lavar as mãos e escovar os dentes. No intervalo ficamos sem nada para fazer, seria interessante se tivéssemos áreas de lazer para descansar nesse tempo.

Queremos uma melhor condição em nossa escola, que seja um ambiente em que gostaríamos de estar e de conviver com todos.

Acima de tudo, queremos uma melhora da verba de nossa escola, para que tudo melhore e que a escola esteja mais bem estruturada e tenha mais condições para o Ensino Integral, é o mínimo que esperamos do governo do Estado.

Não esperamos, reivindicamos por melhorias na educação e, principalmente, em nossa escola para termos um bom ambiente escolar. Solicitamos tudo isso, pois sabemos que é o mínimo o que estamos pedindo, é o essencial para o nosso ensino. Merecemos uma boa qualidade de estudo, não somente nós, como todos os estudantes do Ensino Integral.

Com atenção, Priscila Rodrigues, aluna da E.E.E.M. Hermes Pintos Affonso.

Priscila Rodriguez de Rodrigues, estudante do 3°ano do ensino médio integral, interesse em temas relacionados à língua portuguesa. Priscila-rdrodrigues@educar.rs.gov.br

Realizei meu Estágio de Docência para o Ensino Médio, etapa fundamental para formação em licenciatura em Letras, na Escola Estadual de Ensino Médio Hermes Pintos Affonso. Essa escola pública foi uma das primeiras do Rio Grande do Sul a adotar o Ensino Médio em Tempo Integral. Minha proposta didática se baseou no gênero textual carta aberta e o tema que guiou as nossas aulas de Língua Portuguesa foi “Ensino Integral -propostas de melhorias para a escola”. Como produto final os alunos escreveram e reescreveram cartas abertas reinvindicando melhores condições para o funcionamento adequado da sua escola. Para publicarem seus textos, os alunos escolheram o Web Jornal Junipampa, vinculado à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). – Mariana Cavallari Fernandes, formada em Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão.

Junipampa