Ano 13 Nº 82/2025 – JUNIPAMPA – A retrospectiva de 2025
Equipe LAB

2025 chega ao fim. Nesse período, o JUNIPAMPA continuou sendo um espaço que incentiva a produção autoral de textos multissemióticos dentro e fora do espaço universitário. Para reviver alguns desses momentos, compartilhamos abaixo alguns dos textos que foram publicados ao longo deste ano.
Comemorando os seus 13 anos de existência, o JUNIPAMPA criou o seu IV Concurso, com o tema ‘’Fronteira’’. Foram, ao total, mais de vinte participantes que produziram e recitaram poemas autorais falando sobre a fronteira, sendo ela física ou simbólica. O concurso teve enorme êxito, com parcerias com escolas públicas, com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), Sociedade Uruguaia, Instituto Sócio-Educacional, Cultural e Econômico da Região Sul (IECE – RS) e demais colaborações. Maria Eduarda Silveira da Silva foi a grande vencedora, com o poema De Mi Flor.
Em um ano em que o cinema brasileiro ganhou reconhecimento internacional com o filme Ainda Estou Aqui, não podíamos ter deixado de fora essa pauta. Eduarda Manzke, do PET, reflete nesse texto sobre a nossa relação com a arte e com a cultura produzidas em terras brasileiras.
Ano 13 Nº 04/2025 O Brasil no Oscar e a necessidade de olharmos para nós
Parceria de longa data, o NEABI continua conosco, produzindo riquíssimo material sobre figuras, eventos e reflexões a respeito da negritude. Na data de 20 de novembro, o núcleo nos trouxe a questão sobre o que, afinal, é a consciência, traçando os seus diferentes tipos para, então, responder: qual a sua relação com a negritude? O texto foi escrito por Maurício Nunes Macedo de Carvalho e Vitória Vasconcellos da Luz.
Ano 13 Nº 63/2025 Do indivíduo ao coletivo: caminhos da Consciência Negra.
Nos dando as mãos em uma parceria pela primeira vez, o PIBID – Letras compartilhou conosco suas experiências docentes, do ponto de vista dos coordenadores de área, das professoras supervisoras e dos bolsistas do projeto. Abaixo, o texto produzido pelo professor Nathan Bastos de Souza.
Ano 13 Nº 30/2025 Excedente de saber – sobre formar-se professor
O dossiê de Memoriais Escolares/Acadêmicos, orientado pelo professor Adriano de Souza, também fez parte do nosso ano. Três alunos de Engenharia da Computação e de Engenharia Química organizaram, pela escrita, suas caminhadas da infância até os dias de hoje, incluindo o processo de descoberta de suas escolhas profissionais. No texto abaixo, Adriano nos introduz a esse universo, pavimentando o caminho para a leitura dos memoriais.
Em tom de ensaio, o DUO Ana Paula Caneda Jardim e Wagner Previtali conversa, na semana do aniversário de Bagé, sobre como é produzir arte na nossa cidade.
Ano 13 Nº 24/2025 – Diálogo #1: Presente
Após um ano das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, Emanuele Staudt salienta, nesse texto, a força do povo gaúcho e a nossa capacidade de se reerguer em meio aos escombros.
Na mesma temática, mas com outra linguagem, o poema Cheia, de Ana Paula Ramos Medeiros, fala sobre a nossa relação com a água, quando esta deixa de se tornar um bem precioso e, com a força da natureza, arrasta tudo consigo.
O Junipampa é espaço para manifestações variadas, não apenas em língua portuguesa. No conto a seguir, Ana Cristina Miranda nos leva à Itália, juntamente com personagens como Ethan e Melvin.
Ano 13 Nº 19/2025 – “I hope to see you again”
A colunista Ana Paula Fontoura Pinto dissertou, nos últimos meses, sobre várias questões contemporâneas do Brasil e do mundo. Um desses tópicos, a regularização das big techs, é debatido em tom afiado e olhar atento.
Ano 13 Nº 23/2025 – Big techs: devem ser regularizadas ou não?
Já Paula Diele Pereira Fonseca nos levou para viajar consigo em suas aventuras ao viver na China: seus medos antes de empreender viagem, a adaptação à cultura chinesa e alguns percalços encontrados no caminho. No texto abaixo, já assentada em seu novo país, ela fala sobre como é a vida atuando como veterinária nesse país.
Ano 13 Nº 69/2025 Entre Pacientes e Novas Palavras: Meu Novo Mundo sendo veterinária na china.
Andressa Costa, no texto a seguir, compartilha insights obtidos sobre a relação entre sua realidade imediata e os primeiros passos em Engenharia da Computação.
Ano 13 Nº 38/2025 Mãe Preta: as mãos que alimentam!
Anndreza Laurindo, por sua vez, nos convida a conhecer um dos espaços de expressões variadas que a universidade oferece. O Pampa Circular, projeto de extensão da Unipampa, consiste de danças circulares que estimulam várias habilidades da pessoa humana.
Ano 13 Nº 08/2025 – Pampa Circular: Um resgate de danças tradicionais
No conto mágico de Bluuberry, deslizamos para um mundo onírico em que manifestações parecem ser mais do que poderíamos supor.
Ano 13 Nº 15/2025 – 🦋 • — – As Mensageiras do Além…
O show de Lady Gaga, realizado em Copacabana, é considerado aqui sob a semiótica. Willians Barbosa reconstitui cada ato, todos repletos de simbologia e magia.
Ano 13 Nº 13/2025 – Gagacabana: uma análise semiótica
No gênero conto, tivemos, em 2025, texto de Flávia Azambuja, que nos traz uma fanfic baseada no filme Histórias Cruzadas.
Ano 13 Nº 05/2025 – Escritas cruzadas¹
Do mesmo gênero, O MENOR DOS MONSTROS, de João Gabriel, é um conto odisseico com personagens marcantes e diálogos épicos.
Ano 13 Nº 12/2025 – O MENOR DOS MONSTROS
Agradecemos as tantas parcerias que nos fizeram seguir em frente e que contribuíram para a multiplicidade de linguagem e de conteúdo dos textos: grupos, como o Programa de Educação Tutorial (PET – Letras), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – Letras), além dos colunistas e demais autores, que compartilharam suas vivências e visões de mundo. Além dos leitores, que acompanham, curtem e compartilham o conteúdo produzido. Todos fazem parte para que o Junipampa continue sendo o local onde o saber acadêmico, a cultura e a literatura em suas diferentes formas se encontram.
Desde já, estimamos boas festas e um feliz 2026.
.jpeg)