Ano 04 nº 028/2016 – A voz e a vez da comunidade
Flávia Azambuja
No último dia do mês de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Severiano da Fonseca comemorou mais um aniversário, o quinquagésimo sexto de sua história. Mas este foi especial, além das festividades tradicionais, a comunidade escolar celebrou com um duplo lançamento: o do site da escola e o do jornal escolar.
O site, que estará no ar a partir no julho no endereço www.joaoseveriano.com, contou a colaboração do IFSul por meio do professor Carlos Severo e do acadêmico Rodrigo de Freitas. Ambos falaram sobre a importância de projetos de extensão para aproximar os laços entre instituições como o IFSul e escolas de educação básica. Além da importância para os acadêmicos, que assim podem colocar seus conhecimentos em prática. Eles ainda falaram sobre o crescimento humano que projetos como esses causam.
Ao investir em um site para a escola, a mesma mostra que não “parou no tempo”, que percebe seus alunos cada vez mais ligados à tecnologia e, assim, acompanha esse envolvimento, o agregando a prática escolar.
Já o jornal foi todo produzido pelos alunos sob orientação dos professores, assim nasceu um projeto verdadeiramente interdisciplinar. A escola realizou um concurso para escolher o nome e o logotipo do jornal, o nome escolhido foi o da aluna Iasmim Soares de Lima e assim surgiu o nome “Fala João”. Já o logotipo escolhido foi feito pelo aluno Luan Rodrigues Morales, que nos contou que apesar de desenhar a bastante tempo, recebeu a notícia da escolha com surpresa e alegria. No jornal, há notícias diversas que interessam a comunidade dessa localidade, mas que também podem interessar toda a comunidade bajeense e até mesmo fora de Bagé. Traz notícias atuais e de uma sensibilidade tocante, como em uma entrevista realizada com uma ex-funcionária da escola.
Foto: Exemplar do jornal
Estes são espaços que darão voz e integrarão toda a comunidade em torno da escola. Trazer notícias de fato locais, que os representam e principalmente que fazem desses alunos protagonistas, que além de ler o jornal, também irão escrever é mais do que formar bons alunos, é formar cidadãos. Cidadãos que de fato vivem, experienciam, refletem e, porque não? Mudam suas realidades.
O jornal será impresso, mas também estará disponível nesse link, entra lá e confere o trabalho dessa escola.