Ano 08 nº 147/2020 – TBT 2016 Editorial Revista Colabore #1

TBT27ago

FOTO DO LANÇAMENTO DA REVISTA

A universidade é frequentemente criticada por constituir-se como uma “torre de marfim”. Vista como lugar que (re)produz saberes teóricos dissociados da prática, a educação superior muitas vezes é criticada por não dar conta de pensar a realidade em que está inserida. A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) nasce de um projeto educacional em que a extensão é um elemento estruturante e com o qual espera-se que, em associação ao ensino e à pesquisa, as realidades de diferentes comunidades sejam visibilizadas e, assim, promovidos espaços para o intercâmbio de saberes.

O Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB) é um projeto de extensão do Campus Bagé construído nessa tríade com o ensino e a pesquisa. Dos seus quase sete anos de existência, cinco já foram dedicados, entre outras ações, à produção de um jornal digital: o Jornal Universitário do Pampa – Junipampa. Com a iniciativa de criar um site para falar de temas ligados à universidade e à comunidade local, e também de questões mais abrangentes, o Junipampa tem articulado diferentes setores da sociedades e diferentes tipos de saberes. Cerca de 50 pessoas já passaram pela equipe de produção do jornal. Inúmeros temas de interesse social, cultural e político já estiveram em pauta.

Foram produzidos três sites e um número de textos não calculável, em processos de experimentação que envolveram linguistas, designers, jornalistas, fotógrafos, cientistas sociais, produtores culturais, líderes comunitários, professores, estudantes e outros membros da comunidade local, nacional e internacional.

Ao longo de cinco anos, as atividades associadas ao Junipampa englobaram a realização de oficinas para estudantes de escolas públicas e da universidade, e para a comunidade em geral; a organização, junto a membros da comunidade não acadêmica, de debates, sessões de cinema e atividades artísticas; de encontros de pesquisa, apresentação em eventos acadêmicos e produção de trabalhos de conclusão de curso, além de uma série de artigos acadêmicos; de visitas e viagens para o conhecimento de realidades culturais diversas. E, então, dá mesmo para dizer que não tem prática na universidade?

O Junipampa é espaço de experimentação que desafia a compreensão de que a universidade não está interessada na prática. Por outro lado, o Junipampa mostra que a prática, do ponto de vista da universidade, tem uma estreita relação com a teoria. Se para algumas comunidades a teoria está distante da realidade, para nós, a teoria possibilita justificar e compreender o que vivemos e fazemos. Nesta revista, convidamos vocês a conhecerem os bastidores do Junipampa, nossas orientações teóricas e percursos de prática especialmente associados a Ações de Pesquisa para reformulação do site do webjornal, as Oficinas de Formação na universidade e a Oficinas de Letramentos para a produção de textos nas escolas em 2015. Essas ações foram possíveis devido à aprovação do projeto “Escrita colaborativa e experimental no Jornal Universitário do Pampa” (Edital Proext-MEC 2015).

E como não poderia deixar de ser, esta própria revista é produto do nosso ponto de vista sobre a relação entre teoria e prática. Sendo parte da construção do LAB, a revista COLABORE é resultado de práticas colaborativas que se iniciaram em ações com diferentes comunidades e culminaram na escrita dos textos que compõem este volume. A organização da revista, compartilhada com as coordenadoras parceiras do projeto em 2015, Sara dos Santos Mota e Rebeca Recuero Rebs, foi também exemplo de prática de colaboração na perspectiva que nos orienta – dos multiletramentos. Mobilizamos ferramentas das novas tecnologias, como Google Drive, Facebook e Whatsapp, negociamos visões sobre a cultura de produção de uma revista como esta e utilizamos diferentes modos de composição textual pensando em interlocutores não apenas acadêmicos. Este foi o desafio que assumimos com o projeto desta revista!

Agradeço às minhas parceiras coordenadoras por toda a dedicação e apoio ao LAB, e também a tod@s que junto com a gente tornaram possíveis as ações e reflexões presentes neste primeiro número da revista COLABORE. Mas agradeço também a quem esteve  presente em algum momento dos quatro anos de construção do Junipampa, ou mesmo antes, na experiência precursora da Oficina de Blog, no CRAS Damé. Agradeço ainda a confiança de todos parceiros, especialmente das escolas e secretarias municipais de educação de Bagé e Aceguá. Cada um(a) de vocês deixou sua marca nesta história!

Que a leitura inspire experiências como as nossas: transdisciplinares, colaborativas e  singulares!

Clara Dornelles

Coordenadora do LAB

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa