Ano 04 nº 032/2016 – Sobre Nicholas Sparks e sua mania de me fazer chorar
Amanda Martinello
“Diário de uma Paixão”, “A última música”, “Querido John”, “Um amor para recordar”; quem nunca ao menos ouviu falar desses filmes? Se você já assistiu e conseguiu não chorar em nenhum, meus parabéns, você provavelmente não é dessa terra. Por que todo mundo (todo mundo mesmo, incluindo meu pai) já chorou vendo um desses filmes. Mas o que isso tem a ver com o cara no titulo deste texto? Tudo. Porque ele é o responsável por todas estas e muitas outras obras incríveis.
Nicholas é um escritor americano de 50 anos, casado e com cinco filhos que há duas décadas vem encantando diversas faixas etárias de leitores. Sim diversas faixas etárias, porque não só jovens de 13/14 anos, como eu quando li o primeiro livro dele, como também mulheres com seus 30 anos e tantas outras pessoas de idades variadas também leem seus livros. Ah, e sim leitores sem gênero, porque muitos homens também leem e novamente meu pai serve de exemplo.
Eu já perdi a conta de quantos livros dele foram publicados (e de quantos eu já li também haha) e boa parte se não foi, está sendo adaptada pelo cinema. Mas o que esse autor tem de tão especial que o faz ter tantos livros best sellers? Simples, ele consegue retratar o amor em todas as suas faces e de modo verdadeiro e realístico. Seus personagens principais são pessoas comuns, como eu e você, pessoas que tem dificuldade em se expressar, que tem problemas reais e que assim como nós, estão vulneráveis aos jogos do destino.
Cada livro seu, mesmo sendo todos romances, trata o sentimento de forma diferente. E todos os seus finais são diferentes e imprevisíveis. Nicholas não segue uma regra, nem sempre o casal fica junto, como às vezes eles também passam toda a sua vida juntos, às vezes um personagem que pode não ser o principal, mas que possui um papel importante morre como às vezes não.
Imagem: Livros de Nicholas Sparks (Foto: A. Martinello)
É isso que me fascina nesse autor. Eu já li tantos livros dele e me emocionei com todos, já tive raiva de vários, mas no final sempre fico com a mesma sensação: que o autor conseguiu me surpreender mais uma vez.
Nicholas Sparks não está na lista de leitura das escolas, meus pais adorariam que eu parasse de ler os seus livros, mas mesmo assim ele é uma excelente dica literária. Sparks como eu já disse consegue escrever para diversas faixas etárias diferentes, com personagens que também não tem sempre o mesmo padrão de idade, com histórias que não seguem o mesmo roteiro e nem se tornam previsíveis e iguais. Por isso eu o admiro e sempre o indico, porque não importa quanto anos você tenha, como seu gosto literário seja, você vai achar um livro dele que te fascine e te emocione.