Resenha do livro Contexto: meu pensamento, sua reflexão

Por Tiago Santos da Rosa

image1

            O professor do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete, Graduado em Letras pela Urcamp-Alegrete e Mestre em Ensino de Línguas pela Unipampa-Bagé, Tiago Santos da Rosa, natural de Alegrete, fala sobre a organização do seu primeiro livro de contos e crônicas. Destaca o que o motivou a escrever e sobre o atual momento da pandemia e deixa o recado para nunca desistir de nossos sonhos.

Pandemia, momento de reflexão, isolamento, distanciamento, atividades profissionais remotas, mas não de desistir dos sonhos. Foi nesse período que organizei um livro Contexto: meu pensamento, sua reflexão, Agbara edições; o que me oportunizou enriquecer minha experiência de vida, como professor, ser humano e agora escritor. Contexto é meu primeiro livro ‘editorado’, é composto por textos que escrevi ao longo de dez anos. Os textos falam sobre saudades, amizade, cidade natal, sustentabilidade, alguns em formato de minicontos, outros pequenas crônicas. Um sonho realizado, pois há tempos tinha interesse em publicar algo fora do âmbito acadêmico. Algo, digamos, mais artístico (risos). As memórias da minha cidade natal, Alegrete; memórias de infância; críticas em relação ao meio ambiente, trânsito, sustentabilidade, conectividade são alguns assuntos.  

O contexto de produção desse material não se refere a questões sócio-histórico-políticas ou de alta relevância para a sociedade brasileira, e sim o contexto individual de um ser que se vê pensante enquanto se desafia a escrever um livro. Pelo exercício da escrita resolvi produzi-lo. Minha gratidão aos apoiadores, minha orientadora do mestrado, Vera Medeiros; a Agbara edições; o jornalista e escritor Oscar Henrique e amigos. Com o olhar da esperança de um lançamento, em breve, numa das feiras do livro, assim que sairmos dessa situação de pandemia e novamente pudermos todos nos encontrar.

“O mestre em Ensino de Línguas e professor de língua portuguesa não se limita aos conhecimentos técnicos e teóricos obtidos em sua formação acadêmica; ele se aventura por outra dimensão do campo das Letras, a da escrita. Enfrenta o idioma com suas regras e convenções e procura criar estilo próprio, em que percebo humor, ironia, informalidade e coloquialidade, o que confere a seus escritos o tom de uma boa conversa”, Vera Medeiros.

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas pela Unipampa Bagé (2017). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa