Loucura da Copa do Mundo 

Por Kelly Nguyen

É difícil explicar para os estrangeiros o que representa a Copa do Mundo de futebol no Brasil.

Chame isso de religião, um culto, uma obsessão nacional. Quando a seleção nacional está jogando, as empresas fecham e mandam seus funcionários para casa mais cedo e as crianças e os professores faltam às aulas. As ruas são cobertas de verde e amarelo, bandeiras brasileiras penduradas nas varandas e camisas de futebol tornam-se o traje oficial da nação.

O patriotismo não está enraizado na sociedade brasileira como nos Estados Unidos. Mas durante a Copa do Mundo todo mundo se torna patriota, mesmo aqueles que, como eu, não ligam para futebol. Uma vitória brasileira pode unir um país que raramente sente orgulho nacional. Uma derrota, como a goleada de 7 a 1 do Brasil sobre a Alemanha em 2014, torna-se um momento de luto nacional.

A Copa do Mundo de 2022 parece diferente.

Após a eleição de 2022, é uma loucura a rapidez com que o símbolo da bandeira brasileira mudou do símbolo de Bolsonaro para unir um país inteiro com esportes.

Quando criança, adorava jogar futebol, mas a copa do mundo, especialmente a masculina, nunca foi algo que eu assistisse religiosamente. Nos Estados Unidos, o time masculino nunca foi dos melhores, então o patriotismo não era tão forte. Definitivamente, há mais orgulho nacional e patriotismo durante as Olimpíadas. Portanto, antes deste ano, meu conhecimento sobre a copa do mundo vinha do tema da Copa do Mundo de 2010 de Shakira, “Waka Waka”. No entanto, nas últimas semanas no Brasil, minha agenda girou em torno dos jogos brasileiros e o quê/onde para quê. É muito emocionante ver as pessoas se unindo depois de um ano eleitoral realmente intenso.

Nem sou brasileira, mas tenho uma esperança imensa de que este seja o ano deles e levem a taça para casa. Infelizmente, vou sair um dia antes da final da copa do mundo, mas sei que estarei torcendo pelo Brasil lá do céu no avião.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa