Ano 05 nº 108/2017 – Juro solenemente não fazer nada de bom: Resenha de Harry Potter parte 1

Por Maria Augusta Tellechea Alves

Todos que me conhecem sabem que eu sou apaixonada pela saga há muitos anos, por isso me pediram que escrevesse uma resenha, já que o livro pode ser encontrado na biblioteca da Unipampa, campus Bagé.

Muitas pessoas torcem o nariz ao ouvir falar de Harry Potter, por ser um livro infantil, acredito, mas foram esses livros que me fizeram criar gosto pela leitura de variados temas, e sei que isso não aconteceu só comigo, portanto realmente acho que as pessoas deveriam dar uma segunda chance a essa história, inclusive os adultos, já que trata de temas muitos importantes, muitas vezes através de metáforas.

Uma curiosidade sobre o nome original do livro é que quando foi lançado na Inglaterra chamava-se Harry Potter and the Philosopher’s stone mas foi mudado para Harry Potter and Sorcerer´s stone para o lançamento nos EUA, porque a editora achava que um livro com o nome “filosofal” na capa não iria vender.

O livro trata da história de um jovem de 11 anos que descobre que é bruxo, e como se isso não bastasse, ele ainda é famoso por ter derrotado o maior bruxo das trevas de todos os tempos sem ter consciência disso. Ao fazer 11 anos Harry descobre que tem uma vaga na Escola de magia e bruxaria de Hogwarts garantida desde o seu nascimento. Harry, que viveu a vida toda com seus tios e seu primo como um trouxa (pessoas não bruxas), sendo maltratado e dormindo em um armário embaixo da escada, quando seu primo tinha tudo do bom e do melhor, sem saber de que seus tios haviam mentido a vida toda para ele.

Seus tios são o maior tipo de trouxa que existe, e tentaram muitas vezes reprimir a magia de Harry, não queriam que ele tivesse qualquer contato com o mundo bruxo, mas não obtendo sucesso foram obrigados a aceitar que Harry fosse para a escola e voltasse para casa durante as férias somente.

Este livro acompanha o primeiro ano de Harry em Hogwarts, com seus 2 melhores amigos: Rony e Hermione, Harry descobre um mundo novo, com as aulas como a de transfiguração e história da magia e principalmente com o Quadribol, o esporte dos bruxos, que é jogado no ar com os jogadores montados em vassouras, no qual Harry descobre um talento nato. Mas nem tudo são flores na vida de Harry, que sofre pontadas agudas em sua cicatriz em formato de raio na testa, presente de Voldemort, o bruxo das trevas que matou seus pais e tentou matar Harry ainda bebê, algo aconteceu e muitos acreditam que Voldemort tenha sido derrotado para sempre, mas será? Entre os elementos fantásticos Harry Potter ainda trata do respeito às diferenças e amor ao próximo.WhatsApp Image 2017-11-28 at 11.38.51

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa