Carta aberta em defesa do aumento do repasse de verba para escola de ensino integral

Por Larissa Pacheco

Nós, alunos do E.E.E.M. Hermes Pintos Affonso da cidade de Jaguarão-RS, viemos através desta carta chamar sua atenção para as problemáticas que vivenciamos no nosso cotidiano. 

Em 2019, a 5° Coordenadoria Regional de Educação se dirigiu à escola para conversar com a direção sobre a implementação do Ensino Médio Integral, logo a direção conversou com a comunidade e explicou como funciona essa modalidade de ensino e a comunidade concordou com a implantação. 

No primeiro trimestre de 2023 foi realizada uma reunião com a nova direção em prol de entendermos mais sobre o Ensino Médio Integral e, a partir disso, podermos entender melhor a gravidade dos problemas como: estrutura e verba.

A verba escolar é muito baixa para centenas de alunos, ela vem dividida em três partes: em média 2.632,30 para o custeio,1.128,13 para capital e em média o PNAE disponibiliza para cada refeição por aluno R$ 0,50, é evidente que para manter uma escola integral esta verba é precária. 

De acordo com o site GZH o governador Eduardo Leite pretende ampliar para 550 as unidades com Ensino Médio Integral no RS. Acredito que é improvável de se realizar e caso seja realizado isso não seria positivo, pois o tempo não seria suficiente para todas as unidades propostas, sendo assim implementado de qualquer maneira. 

Solicitamos que o governo dê atenção para o ensino médio integral e analise que não temos estrutura suficiente para ele, pedimos que ao invés de implantar e investir em novas unidades, invista nas que já estão desenvolvidas e precisam de suporte.

Larissa Pacheco Lopes, aluna do 3°A do Ensino Médio Integral.

Realizei meu Estágio de Docência para o Ensino Médio, etapa fundamental para formação em licenciatura em Letras, na Escola Estadual de Ensino Médio Hermes Pintos Affonso. Essa escola pública foi uma das primeiras do Rio Grande do Sul a adotar o Ensino Médio em Tempo Integral. Minha proposta didática se baseou no gênero textual carta aberta e o tema que guiou as nossas aulas de Língua Portuguesa foi “Ensino Integral -propostas de melhorias para a escola”. Como produto final os alunos escreveram e reescreveram cartas abertas reinvindicando melhores condições para o funcionamento adequado da sua escola. Para publicarem seus textos, os alunos escolheram o Web Jornal Junipampa, vinculado à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). – Mariana Cavallari Fernandes, formada em Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa