Ano 12 Nº 015/2024 – Que mulher eu sou?

Por Maria Carolina

Anúncio da campanha da marca de cigarros Lucky Strike disponível na internet:  https://www.campaignlive.co.uk/article/history-advertising-quite-few-objects-41-albert-laskers-lucky-strike-ads/1149571 

Em busca de refletir sobre que mulher eu sou,  para escrever sobre o dia 8 de março, eu fui esmiuçar respostas na relação que eu tenho com a minha mãe. A MC Carol uma vez disse: 

   “Presenciei tudo isso dentro da minha família, mulher com olho roxo, espancada todo dia eu tinha uns cinco anos, mas já entendia, que mulher apanha se não fizer comida, mulher oprimida, sem voz, obediente, quando eu crescer, eu vou ser diferente”

E ilustra como eu observei a minha mãe durante a minha infância, sem voz, oprimida e obediente. E, quando eu crescer, eu pensava, eu vou ser diferente. E entre todos os textos feministas que li ao longo da minha vida acadêmica para entender qual feminista eu era, nenhum discurso conseguiu me esclarecer mais sobre as questões de interseccionalidade de gênero do que a fala da Sojouner Truth na intervenção “Women’s Rights Convention em Akron” em Ohio, Estados Unidos, em 1851, ela disse:  

“Aqueles homens ali dizem que as mulheres precisam de ajuda para subir em carruagens, e devem ser carregadas para atravessar valas, e que merecem o melhor lugar onde quer que estejam. Ninguém jamais me ajudou a subir em carruagens, ou a saltar sobre poças de lama, e nunca me ofereceram melhor lugar algum! E não sou uma mulher? Olhem para mim? Olhem para meus braços! Eu arei e plantei, e juntei a colheita nos celeiros, e homem algum poderia estar à minha frente. E não sou uma mulher? Eu poderia trabalhar tanto e comer tanto quanto qualquer homem – desde que eu tivesse oportunidade para isso – e suportar o açoite também! E não sou uma mulher? Eu pari treze filhos e vi a maioria deles ser vendida para a escravidão, e quando eu clamei com a minha dor de mãe, ninguém a não ser Jesus me ouviu! E não sou uma mulher?” 

O que deixou bem estabelecido para mim, que sou uma mulher branca, afinal as mulheres descritas pelos homens que precisam de ajuda para subir em carruagens, e devem ser carregadas para atravessar valas, e que merecem o melhor lugar onde quer que estejam, são as brancas, as iguais a mim. E como diz no livro O capital,  “No domínio da economia política, a livre investigação científica não só se defronta com o mesmo inimigo presente em todos os outros domínios, mas também a natureza peculiar do material com que ela lida convoca ao campo de batalha as paixões mais violentas, mesquinhas e execráveis do coração humano, as fúrias do interesse privado” (MARX, 2013, p. 52). 

O patriarcado capitalista é onde nós vivemos, mulheres. E segundo a autora Bell Hooks, “A noção de “libertação da mulher” que pegou – e ainda está no imaginário do público – era aquela que representava mulheres querendo o que os homens tinham. Essa era a ideia mais fácil de realizar. Mudança na economia do país, depressão econômica, desemprego etc. criaram um clima favorável para que cidadãos da nossa nação aceitassem  a noção de igualdade de gênero no ambiente de trabalho” (HOOKS, 2019, p. 34). 

E nessas perspectivas, as fúrias do interesse privado e a noção de liberdade que pegou, eu sou uma mulher branca feminista marxista. Pois, na família que surgiu com a propriedade privada, as mulheres possuíam trabalhos específicos dentro dessa instituição. Segundo a autora Burielle, no casamento, os homens possuíam “o  controle do invisível sobre o visível no cotidiano de tantas mulheres, uma vez que o processo de colonização proposto obrigava o nomadismo dos homens. Elas eram obrigadas a ficar sozinhas e ainda escolher entre ser um exemplo de moral ou se tornar uma desqualificada aos olhos dos outros, demonizada por todos e ainda excluída do convívio social” (BURIELLE, 2009, p. 23). Tais trabalhos nos quais os homens não aceitam a igualdade de gênero, e para que nós mulheres buscássemos o casamento, começaram a chamar ele de amor. Navarro diz que o romantismo começa a ser associado ao casamento apenas após a disseminação  pela  literatura do  século  XIX. E ao saber disso, que mulher torna-se, eu? Felizmente, eu encontrei conforto nas palavras da  Lana Del Rey: 

“This is what makes us girls

We all look for heaven and we put love first

Somethin’ that we’d die for, it’s a curse” 

No livro, Tudo sobre o amor, da Bell Hooks, ela diz, “Despertar para o amor só pode acontecer se nos desapegarmos da obsessão pelo poder e pela dominação. Culturalmente, todas as esferas da vida estadunidense — política, religião, locais de trabalho, ambientes domésticos, relações íntimas — deveriam e poderiam ter como base uma ética amorosa. Os valores que sustentam uma cultura e sua ética moldam e influenciam a forma como falamos e agimos. Uma ética amorosa pressupõe que todos têm o direito de ser livres, de viver bem e plenamente. Para trazer a ética amorosa para todas as dimensões de nossa vida, nossa sociedade precisaria abraçar a mudança” (HOOKS, 2019, p. 6). 

E ao refletir tão profundamente sobre o amor e qual é a minha identidade, nas buscas pelas respostas, eu encontrei uma mulher branca feminista marxista  bissexual. Para escrever sobre o oito de março, o dia internacional da mulher, eu precisei refletir sobre que mulher eu sou, para compreender como eu pude um dia acreditar na publicidade. O discurso feminista para o capitalismo é apenas mais uma estratégia de venda. Uma data que marca tanto as conquistas quanto as lutas contínuas por igualdade de gênero e direitos das mulheres ao redor do mundo, utilizada para criar uma imagem superficial de empoderamento feminino.

As publicidades do Dia da Mulher muitas vezes adotam uma abordagem que enfatiza estereótipos de gênero e reforça padrões de beleza inatingíveis. Em vez de verdadeiramente celebrar as realizações e desafios das mulheres, essas campanhas frequentemente se concentram em produtos que supostamente as tornarão mais atraentes, confiantes ou bem-sucedidas, perpetuando assim uma visão distorcida. No complexo tecido da sociedade contemporânea, uma série de fenômenos interligados moldam constantemente a nossa realidade, e veja só, que coisa mais individualista, elitista e capitalista, eu comecei a fumar cigarros, pois, eu queria fazer parte de uma revolução. 

Os cigarros não pareceram para mim fazer parte dos produtos e mercadorias que pudessem estar nas publicidades machistas e absurdas que acontecem todos os anos, porém, é como diz no livro O capital,  “A mercadoria é, antes de tudo, um objeto externo, uma coisa que, por meio de suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de um tipo qualquer. A natureza dessas necessidades – se, por exemplo, elas provêm do estômago ou da imaginação – não altera em nada a questão”. (MARX, 2013, p. 87). E no meu caso eu imaginava que eu pudesse ser diferente da minha mãe. 

E tamanha foi minha decepção ao descobrir que me enganei de forma ingênua ao fumar cigarros. Acontece que, no artigo “Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo”, eu descobri a verdade. “Nova York, 1929. Um grupo de mulheres toma as ruas durante a Easter Sunday Parade. Pouco menos de uma década após a aprovação da nona emenda constitucional, que deu às mulheres o pleno direito de voto em todo o território estadunidense, as jovens marcham por liberdade. No lugar de cartazes, levam cigarros. O ato era tanto um desafio político quanto uma ruptura com costumes da época: o tabagismo era um hábito exclusivamente masculino. A cobertura da imprensa completou o simbolismo evocado pelos cigarros nas mãos femininas: de um produto feito de tabaco enrolado em papel, eles se tornaram, nas manchetes dos jornais, torches of freedom (“tochas da liberdade”). Os cigarros carregavam a marca Lucky Strike. A marcha havia sido  arquitetada por Edward Bernays, considerado o pai das relações-públicas, em linha com interesses feministas. Sobrinho de Freud, austríaco  e radicado nos Estados Unidos, Bernays trabalhava para a companhia American Tobacco, que buscava ampliar o hábito de fumar para uma fatia do público até então inexplorada – as mulheres” (ROCHA, 2016, p. 2). 

E após a verdade, eu percebi, que eu me ocupei em ser diferente da minha mãe, quando não vi que eu era muito mais parecida com ela que diferente.  Ela me ofereceu ao longo da vida ensinamentos sobre amor que me fazem compreender de forma efetiva o feminismo. A doméstica que sempre sustentou a família, e que sofreu violências de dominação masculina indescritíveis em seu casamento, mas sempre foi dona do seu próprio dinheiro, hoje minha mãe sabe o seu valor e a cotação é dólar. O acesso ao mercado de trabalho era uma pauta do feminismo burguês, pois o trabalho seria uma forma de sair do confinamento doméstico, já que as mulheres pobres como a minha mãe, sempre trabalharam.  Porém, como refletido antes, o casamento é uma instituição do domínio da propriedade privada, capitalista, assim como também a publicidade. E nos próximos oitos de março, eu espero não me deixar levar pelas narrativas do consumo da nossa sociedade. Quero saber quem eu sou, quero lutar para ser livre, admirar e amar esse ser humano feminino, considerado em conjunto, ideal ou concretamente, para que possamos fazer de fato uma revolução amorosa, a mudança necessária na sociedade.  

Referências bibliográficas

ABREU, Caio Fernando. Morangos mofados. Rio de janeiro: Editora Agir, 2005. 

hooks, bell. Tudo sobre amor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019. 

MARX, Karl. O Capital. Volume 1: O processo de produção do capital. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Boitempo, 2013. 

BURILLE, C. O papel das mulheres na organização do espaço social na sociedade

colonial, 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/20033107-O-papel-das-mulheres-na-organizacao-do-espaco-social-na-sociedade-colonial-1.html

NAVARRO, R. O livro do amor. v. 1. Rio de Janeiro: Editora Best Seller LTDA,2007. 

TRUTH, Sojourner. “Discurso na Convenção pelos Direitos das Mulheres em Akron”. Akron, Ohio, Estados Unidos. 1851. Disponível em: https://www.geledes.org.br/e-nao-sou-uma-mulher-sojourner-truth/

ROCHA, Everardo. Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316500362_Torches_of_Freedom_mulheres_cigarros_e_consumo

Músicas: 

100% Feminista (part. Karol Conká) – MC Carol 

This Is What Makes Us Girls – Lana Del Rey

Dona de mim – IZA

Maria Carolina é bolsista do Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA). Possui interesse em crítica literária e cansou de fugir de si mesma, por isso escreve.  

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