Ano 08 nº 070/2020 – A AMEAÇA FANTASMA É UMA REALIDADE / Coluna do Jacinto
Há muitos anos, num lugar não muito distante, anunciavam-se novos tempos, novas configurações, que seriam responsáveis por drásticas metamorfoses que atingiriam todos os seres deste lugar, pois a nova ordem comandada por seres sedentos de poder é o desejo de conquistar todos os territórios possíveis com suas ideias nefastas e conservadoras. Os tempos sombrios anunciados chegaram e trouxeram preocupações e consequências terríveis para quem luta por liberdade e justiça, ninguém está imune.
Palpatine, o grande vilão da saga “Star Wars”, se assistir o filme sobre o Brasil na atualidade ficará deveras reduzido e refletirá que seu plano de conquistar galáxias pelo universo realmente parece uma brincadeira de criança diante do que se está vivenciando neste país. Na educação, voltamos a perspectiva positivista, que desconsiderava as ciências humanas, na saúde, despreparados e estranhos no ninho ditam as ordens mais absurdas possíveis, descaracterizando as orientações técnicas de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde.
A pluralidade de idéias e o livre pensamento estão cada vez mais ameaçados, é proibido criticar e as tentativas de se aproximar da verdade constantemente são colocadas em cheque por quem se diz dono do trono. A vez é da destruição da diferença, o ideal para satisfazer o rei é prevalecer o modelo da uniformidade, da padronização de usos e costumes, estabelecer uma cultura única pautada numa débil meritocracia, que individualiza as pessoas em oposição a singularização e a construção coletiva da sociedade.
A ordem do dia é desconstituir as conquistas resultantes de um processo de ampla discussão e erigidas na coletividade, que ao longo dos tempos foram sendo construídas por sujeitos que compreendiam o respeito às diferenças, a pluralidade de idéias em defesa de uma educação pública de qualidade em todos os níveis, por uma ciência independente e autônoma, por uma saúde de acesso universal e de excelência. Agora, isso tudo é coisa de comunista, de esquerdista, de destruidores da pátria, de repente vive-se o tempo da destruição, parece que nada antes foi realizado.
Nesta forma de governar, a mentira torna-se verdade, lembrando uma máxima nazista de que uma mentira repetida diversas vezes tornava-se uma verdade, hoje são as Fake news que são exponencialmente ampliadas causando estragos irreversíveis. A imprensa, importante instituição em um estado democrático de direito, de auxiliar na garantia do direito à informação, é acusada de inimiga da ordem, pois somente a ditadores e seus seguidores interessa calar a imprensa livre.
E o pior que não é um sonho, nem mesmo um filme de ficção, no primeiro, quando acordamos o pesadelo se vai, e no segundo, geralmente o lado bom vence sempre no final. Infelizmente é a realidade política de um país que está mergulhado num oceano de atitudes anti-democráticas, que estão prejudicando o desenvolvimento do país e o colocando num abismo sem previsão de chegar ao fundo. Enquanto isso, fruto dessas atrocidades, aumenta o feminicídio, o racismo, a intolerância religiosa principalmente contra as religiões de matriz africana, a homofobia, enfim estamos mais pobres e menos desenvolvidos, sendo desgovernados por um Palpatine da realidade, que é mais cruel do que o da Ficção.
Imagem: Pinterest
César Jacinto é professor, graduado em Pedagogia pela UERGS, com especialização em Diversidade Cultural e Mestrado em Ensino pela Unipampa. Escritor, cronista e pesquisador da História e Cultura Afro-brasileira e militante do Movimento Negro.