Ano 14 Nº 19/2026 Homens X Animais: qual deles é o mais irracional?

Ana Paula Fontoura Pinto¹

Fonte: https://www.istockphoto.com/br/vetor/ilustra%C3%A7%C3%A3o-de-macaco-na-jaqueta-elementos-vetorizados-gm509990834-85236247

Há alguns dias, assisti a um vídeo na plataforma Youtube, no qual uma gata levou o seu filhote até uma casa onde estava sendo alimentada e, com um miado e um sinal, convenceu-o de que aquele era uma lugar no qual teria proteção. 

Fiquei emocionada pelo fato de que uma felina dificilmente deixaria um ser humano chegar perto de seus filhotes; então, presume-se que essa pessoa seja de confiança. 

 Sabemos que os animais agem por instinto, roubam alimentos de nossas mesas e caçam apenas para a sobrevivência de si e de suas espécies. 

Assisti, nas plataformas digitais, a vídeos de animais selvagens se aproximando de seres humanos de forma harmoniosa; no entanto, não devemos esquecer que isso só é possível em situações específicas. 

Diante de tudo isso, fico pensando: por que nós, seres humanos, ditos racionais em relação a outras espécies, agimos como seres irracionais? Pergunto isso, caro leitor, porque julgamos os animais como seres que não têm alma.

Nós matamos por prazer; caçamos gente; travamos batalhas e guerras em nome do ego, do poder, do racismo e do preconceito. Por meio de discursos de ódio,  julgamos e condenamos à morte milhares de pessoas inocentes, simplesmente por não pertencerem ao mesmo grupo étnico ou por não compartilharem da mesma fé em nosso Deus estereotipado, construído a partir de uma concepção eurocêntrica. 

Em pleno século XXI, ainda praticamos o canibalismo e os sacrifícios humanos. Assistimos a relatos sobre bilionários cometendo tais práticas em nome de um deus antigo, acreditando que permanecerão no poder.  Vale ressaltar que povos originários também eram canibais por motivos espirituais: acreditavam que, ao consumir a carne de seus inimigos, adquiririam sua força. Quanto aos rituais de sacrifício, os sacerdotes acreditavam que, ao entregar uma alma pura aos deuses, o povo teria uma vida abundante e próspera.  

Esse mesmo grupo étnico ainda é julgado como atrasado. Hipocrisia?

Estupramos mulheres, crianças, inimigos, idosos, animais; matamos em nome de  Deus com a intenção de estabelecer poder e acumular riquezas.

 Basta atentarmos ao conflito entre EUA, Israel e Irã. Chamam os iranianos de “bastardos loucos” e terroristas, mas quem bombardeou e matou 179 crianças foram EUA e Israel. Detalhe: sabiam que o local era uma escola.

Debochamos de seus profetas! Ora, eles não têm culpa se nós não respeitamos os nossos santos e tratamos nossa fé como mera mercadoria!

Estamos em uma época, meu caro leitor, na qual pessoas sensatas estão fazendo terapia para entender o mundo insano em que vivemos. 

Gente ruim se dando bem é um belo exemplo para nossas crianças e adolescentes! Pobres dos pais que têm a árdua missão de explicar algo assim!

Há quem alegue que animais também matam. Sim, matam para sobreviver, por instinto, principalmente quando se sentem ameaçados. 

Crianças parecem ameaçadoras para você? 

Então eu lhe pergunto, caro leitor: quem é mais irracional, o homem ou os animais?

Para mim, são os homens. 

Referências

PODER 360. “Abram a porra do estreito, seus bastardos loucos”, diz Trump. Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/abram-a-porra-do-estreito-seus-bastardos-loucos-diz-trump/. Acesso:  07 abr 2026

AGÊNCIA BRASIL EBC. Ataque a escola de meninas no Irã expõe horrores da guerra. Disponível em: 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2026-03/ataque-escola-de-meninas-no-ira-expoe-os-horrores-da-guerra. Acesso: 07 abr. 2026. 

CNN BRASIL. Safári humano: Italianos são investigados por matarem civis na Bósnia. Disponível em: 

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/safari-humano-italianos-sao-investigados-por-matarem-civis-na-bosnia/. Acesso em 07 abr. 2026.

¹ Ana Paula Fontoura Pinto

Colunista do Jornal Universitário do Pampa

Mestra em Ensino pela UNIPAMPA.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa