Ano 12 Nº 088/2024 – Já cuidaste da tua criança hoje?
Por Ana Paula Fontoura Pinto
Fonte:https://pixabay.com/pt/photos/crian%C3%A7a-interior-mulher-espelho-5410712/
Em 12 de outubro comemoramos o Dia das Crianças no Brasil e também o da Nossa Senhora Aparecida, uma santa negra cultuada em um país racista.
Geralmente as comemorações pelo dia das crianças se estendem pelo mês de outubro, principalmente para impulsionar o comércio.
No entanto, soubemos que os adultos também carregam dentro de si uma criança, que costumamos chamar de criança interior.
Psicologicamente, criança interior é a soma de todas as experiências e memórias de nossa infância, sejam elas traumáticas ou não. Vale a pena ressaltar que todos nós carregamos traumas de infância e, dependendo da situação, podem deixar feridas pelo resto da vida. As experiências vividas durante esta fase são percebidas ao longo da vida adulta e refletem na forma como vivemos. Geralmente quando apresentamos dificuldades em superar acontecimentos em nossa caminhada, uma das raízes disso é o não acolhimento da nossa criança interior. Quando não nos reconectamos com a nossa criança interior, costumamos a passar por situações repetitivas e, assim, sofremos muito durante a nossa trajetória.
A dificuldade de acolher a mesma tem a ver com as experiências traumáticas que sofremos e, para enfrentá-las, exige-se coragem.
E aí, já acolheu sua criança interior hoje?
Coragem para se libertar!
Axé!
Ana Paula Fontoura Pinto é estudante do quarto semestre do curso de Mestrado Acadêmico em Ensino pela UNIPAMPA – Campus Bagé.