Ano 04 nº 056/2016 – Por que universitário gosta tanto de séries?
Amanda Martinello,
Estudante de Engenharia
Se tem uma coisa que eu AMO fazer é passar o fim de semana, as férias, os feriados prolongados e qualquer outro tempo “livre” vendo séries, algo que irrita muito meus pais, pois segundo eles, como eu curso engenharia, deveria passar esse tempo livre estudando. Porém percebi que não sou apenas eu que tenho esse vício.
Todos os universitários que conheço assistem séries. Acho que consigo contar nos dedos quais não são seriadores natos, mas é fixo que boa parte dos universitários acompanham alguma série. Eis que me veio a questão: por que estudantes gostam tanto de séries? Sim, agora está na moda ser seriador, ainda mais com serviços como Netiflix e séries de altíssima popularidade como Game of Thrones, Arrow, Supernatural, The Big Bang Theory, The Walking Dead etc. Mas já tem algum tempo que os jovens vêm acompanhando séries, Friends, Gossip Girl e companhia estão ai para provar isso.
Atualmente se você não assiste ao menos 5 séries (isso jogando bem lá em baixo) é motivo de piada, sem falar nas séries que todo mundo fala. Ou você ainda não percebeu que segunda feira o assunto preferido de todo mundo é o novo episódio de Game of Thrones ou The Walking Dead? Em toda roda de amigos um dos assuntos mais comentados, além das provas e dos professores, são as séries. Todo mundo assiste séries ultimamente, pode até não admitir, mas assiste.
Voltando ao porquê de nós estudantes gostarmos tanto de séries, bem eu tenho a teoria que vivemos uma rotina tão estressante e cansativa na faculdade, que chegar em casa e ver um episódio da sua série favorita é uma das melhores maneiras de se desligar um pouco e relaxar. Eu pelo menos sou assim, chega sexta-feira tudo o que eu quero é minha cama quentinha e atualizar minhas séries favoritas. Nós precisamos de um escape da realidade, e as séries vieram para nos dar essa passagem de viagem assim como os livros.
Universitário tem que estudar muito sim, mas também precisa descansar e aproveitar a vida, seja vendo série, seja indo para a balada ou até mesmo acampando, ou chegaremos ao ponto em que teremos um colapso nervoso e tudo em nossas vidas pode ser arruinado. A vida não é apenas estudar, é preciso saber equilibrar todas as partes para que consigamos bons resultados acadêmicos sem prejudicar nossa saúde e bem-estar.