Miniconto, Atitudes

image1
Por Fabiana Rebonatto Hackbart e Ritiele Alice Ibeiro Leon

Numa tarde dessas de primavera, duas amigas, Melissa e Fatinha, estavam em uma livraria, sendo uma escritora e outra, professora; ambas amantes de literatura, e o que era para ser um encontro harmonioso entre duas personalidades distintas, ganha um rumo inesperado: a chegada do imponente Darcy, um homem muito rico em bens materiais, mas pobre em sentimentos.

Ao ver aquelas duas imagens femininas, uma mulher negra e outra mulher que parecia ser de classe inferior, Darcy comenta em tom irônico:

— Este lugar já teve frequentadores melhores!

As duas amigas se olham, impactadas com aquela situação.

Fatinha pergunta o que aquele homem quis dizer com tais palavras.

Darcy:

— O perfil de vocês não se encaixa aqui, este lugar é para pessoas inteligentes.

Melissa, indignada com a resposta de Darcy, fala:

— O senhor sabe que está sendo preconceituoso, o preconceito nasce quando não aceitamos as diferenças, querendo que todos sejam modelos do que se  julga ser ideal; e ainda, a inteligência não se mede pela cor ou gênero, mas sim pela capacidade de reflexão de cada ser.

Darcy, naquele momento, sentiu algo inexplicável, talvez ali brotasse em seu coração um sentimento desconhecido, que o deixou impactado; e assim fez com que ele refletisse as suas atitudes perante a diferença dos outros.

 

Fonte da imagem: Imagem criada por Ritiele via aplicativo da play store Criador de avatares: Anime – Avatars Makers Factory, editada por aplicativo Paint (Windows).

 

Fabiana Rebonatto Hackbart nasceu em Bagé/RS, cidade da região da campanha, em 04/04/1981.

Sua vida acadêmica começou no ano de 2013, quando ingressou na faculdade de Pedagogia na Universidade da Região da Campanha (URCAMP), oriunda de uma bolsa de estudos, não foi possível terminar a graduação.

No ano de 2017 ingressou na faculdade de Letras/Português EaD UNIPAMPA, Campus Jaguarão, Polo Hulha Negra. Trabalha atualmente como funcionária pública na cidade de Candiota onde também reside, atende com gestantes e crianças de zero a 3 anos em uma política pública do governo do estado (PIM) Primeira Infância Melhor.

 

Ritiele Alice nasceu em Pinheiro Machado – RS, no dia 09 de agosto de 1984.

Sua vida acadêmica iniciou aos 31 anos quando foi morar em Arroio Grande/RS, começou estudar História na UNIPAMPA – Campus Jaguarão em 2016, mas em 2017 regressou a sua cidade natal Pinheiro Machado e se tornou discente do curso de Letras EaD Unipampa/UAB do Polo Hulha Negra/RS, atualmente está no 6° semestre do curso de Letras.

 

*Texto produzido no componente curricular Prática em Linguagem VI do Curso de Letras EaD – UNIPAMPA/UAB. Em 2019, o componente curricular esteve sob responsabilidade da professora Clara Dornelles e das tutoras a distância Mariane Rocha e Núria Oliveira.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa