Ano 04 nº 022/2016 – Cozinha e Comunicação para Todos em livro acessível.

Melissa Barbieri e Clara Dornelles.

Você já ouviu falar em um livro 100% acessível? Não? Bem, essa é a ideia do livro “Cozinha para todos: Comunicação Alternativa para Forno e Fogão”. Construído na disciplina de Educação Inclusiva na UNIPAMPA-BAGÉ, sob a orientação da Professora Dra. Amélia Bastos, o livro já está sendo usado por alunos cegos, surdos e com déficit intelectual. Sua produção partiu de uma ação de formação com os alunos da graduação, autores do livro, que discutiram a temática da comunicação alternativa e produziram receitas culinárias acessíveis.

Mas para entendermos melhor o objetivo do livro, temos também que entender o que é comunicação alternativa. A comunicação alternativa surge a partir das demandas de pessoas com limitações comunicativas, tais como defasagens na fala, na escrita ou deficiência visual. A partir dessas necessidades específicas, surge a comunicação alternativa, que poderia ser definida basicamente como símbolos, metodologias, técnicas e procedimentos com objetivo de tornar o conteúdo acessível considerando as diferentes necessidades dos usuários.

E como a comunicação alternativa funciona na prática? O Junipampa entrevistou a Professora Amélia Bastos, titular da disciplina de Educação Inclusiva da UNIPAMPA, para saber quando o livro foi idealizado e produzido e para entender o processo de construção do texto.

Professora Amélia Bastos. Foto: Clara Dornelles.

Professora Amélia Bastos. Foto: Clara Dornelles.

Segundo Bastos, quanto à produção do livro, “a dificuldade maior esteve relacionada à construção das receitas. Por serem eminentemente visuais, o passo a passo dos ingredientes, a feitura da receita precisavam ser fotografados e apresentados de forma compreensível para o leitor do livro”. Ainda segundo a professora, tal dificuldade se pode notar principalmente pelo fato de que “os alunos que as produziram não têm deficiência, [e] muitas vezes não percebiam a existência de determinadas barreiras como, por exemplo, a dificuldade que pode ter uma pessoa com déficit intelectual para compreender  unidades de medida”.

A produção teve o apoio do OBEDUC (Observatório da Educação). Segundo a Professora Renata Hernandez Lindemann, atual coordenadora do Observatório na Unipampa, o OBEDUC é um programa que “visa proporcionar a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica e estimular a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados”. Na região da campanha, diz a coordenadora, o Observatório da Educação “pesquisa a elaboração e implementação de novas práticas de ensino de ciências (química e física) na formação acadêmico-profissional dos professores-mestres do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UNIPAMPA”. E uma dessas elaborações, foi o livro  “Cozinha para todos: Comunicação Alternativa para Forno e Fogão”, organizado pela Professora Amélia Bastos, que é docente integrante do Mestrado.

Quer saber mais sobre o livro e o tema? O lançamento do “Cozinha para todos: Comunicação Alternativa para Forno e Fogão”, juntamente com uma oficina de culinária, ocorrerá no dia 1° de junho, às 14 horas, na APAE/Bagé (Av. Espanha, 2547). É tudo aberto ao público e gratuito. Compareça!

2

 

REFERÊNCIAS:

Cozinha Alternativa: Comunicação para Forno e Fogão. Mazaah! Agência Experimental de Publicidade e Propaganda. 2015.

ANZINI, Eduardo José M. DELIBERATO, Débora. Portal de ajudas técnicas para educação Equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Recursos para Comunicação Alternativa. 2 ed. MEC, SEESP. Brasília, DF. 2006.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa