Ano 12 Nº 099/2024 Vídeo-poemas como forma de produção e consumo de literatura contemporânea – Giana Guterres realiza oficina em escola pública

Por: Franco Etcheverry

Nos dias 8 e 13 de novembro, a Escola Municipal João Severiano Fonseca recebeu a oficina “Vídeo-poemas”, conduzida pela produtora cultural Giana Guterres. A iniciativa proporcionou aos alunos uma vivência criativa que explorou tanto a escrita quanto a produção artística audiovisual.

No primeiro encontro, os alunos foram apresentados ao universo dos vídeo-poemas, e logo foram encorajados a começarem suas produções escritas enquanto a oficineira apresentava músicas e vídeo-poemas que deveriam servir de inspiração para o processo criativo dos alunos. Essa etapa foi dedicada à escrita, incentivando os participantes a emergirem no processo criativo. Já no segundo dia, o foco foi a produção e edição da parte visual dos trabalhos. Nesta etapa os alunos já se mostravam autossuficientes em suas produções, demonstrando autenticidade em suas criações artísticas. Por fim, os vídeo-poemas produzidos na oficina foram apresentados para os presentes.

Quando perguntados sobre a motivação para se inscreverem na oficina, os alunos revelaram-se movidos pela curiosidade e pela afinidade com escrita. A experiência trouxe novas possibilidades de expressão aos alunos. Alguns disseram que a oficina os ajudou a “perder a vergonha” de apresentar trabalhos escolares e que pretendem produzir conteúdos para as redes sociais.  Evidencia-se, assim, o interesse por práticas que se assemelham à forma como consumimos e produzimos literatura nos dias de hoje e o impacto positivo da arte no desenvolvimento estudantil.

Essa oficina faz parte de um ciclo de atividades realizadas pelo Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio do Edital Profext/2024. Outras oficinas foram realizadas neste semestre, como a oficina de Videoarte, conduzida por Wagner Previtali na escola EMEF Dr. Peri Coronel, e ‘’Cinema e Memória: narrativas, olhares e práticas audiovisuais’’, com Adriana Gonçalves Ferreira, na EEEM José Gomes Filho.

Franco Etcheverry
Me chamo Franco Etcheverry, sou músico, produtor de conteúdo e acadêmico de Letras //- Línguas Adicionais. Vivo entre a arte, a tecnologia e a natureza, num mundo de  realismo fantástico onde tudo é uma coisa só. Faço arte porque não sei como não fazer, talvez assim tenha chegado até quem me ouve e quem me lê. Queria trabalhar com internet desde o tempo em que ela era discada! Atualmente trabalho como streamer e atuo como bolsista no Junipampa (Edital Profext/2024).

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa