Ano 12 Nº 095/2024 Aplicativo de saúde. 

Por: Marcos Gabriel

A tecnologia tem como uma de suas funções democratizar e facilitar a comunicação, os processos e quaisquer outros aspectos que dificultam a vida humana. Para isso, precisa ser acessível e, portanto, é essencial que seja simples, compreensível e, de fato, ajude a resolver os problemas a que se propõe. Nesse contexto, os aplicativos de dispositivos móveis se destacam, por promover a aproximação do usuário com seus conteúdos por meio da comodidade do uso em qualquer local ou momento. 

Nesse contexto, durante a pandemia de COVID-19, o Aplicativo de Saúde (App SAU) foi criado, por professores e alunos de Medicina da Unipampa de Uruguaiana, e desde então disponibiliza informações sobre os serviços de saúde em três municípios da zona oeste do estado – Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí -, como endereço, horário de funcionamento, contato e os serviços oferecidos nas Estratégias de Saúde da Familia, Santa Casa, Policlinica, UPA, entre outros; orientações em português, espanhol e inglês para estrangeiros residentes ou visitantes sobre acesso aos serviços de saúde, considerando a posição fronteiriça dessa região com a Argentina e o Uruguai; informações simplificadas sobre COVID-19; campanhas de saúde como o Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio; medicamentos disponíveis gratuitamente nas Farmácias Básicas; vídeos sobre diversas temáticas de saúde; jogos educativos em saúde; e telefones úteis como o do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Essas informações são disponibilizadas gratuitamente no aplicativo, e não necessita de nenhum cadastro prévio, o que o torna um meio de fácil acesso para toda a população. As informações são atualizadas periodicamente, com intuito de garantir a confiabilidade dos conteúdos publicados e assegurar que os usuários possam encontrar informações seguras e atuais e, assim, mantenham-se bem informados. Essa atualização é feita pelos bolsistas do projeto, com o apoio das prefeitura de cada município participante, o que retrata uma união dos serviços de saúde com a universidade, uma situação que é benéfica para ambos, pois une o cenário de aprendizado dos alunos e de promoção de saúde para a população por meio do acesso à informação. 

A equipe do App SAU, atualmente, encontra-se em processo de contato com outros dez municípios da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, com intuito de expandir sua atuação e possibilitar que mais pessoas sejam contempladas pelos seus serviços. Isso é essencial para que a população possa conhecer os serviços de saúde disponíveis em sua cidade, e dessa forma escolher o melhor itinerário terapêutico que irá se encaixar em sua realidade. Com isso, o App SAU, busca ser uma plataforma de referência de promoção de saúde, atingir todos os municípios da região oeste, e contribuir para a melhora da saúde da população.

Aplicativo de Saúde, Professores responsáveis: Rovana Kinas Bueno (Medicina) e Jeferson Rafael Bueno (Engenharia).

Fonte: Autor

Me chamo Marcos Gabriel, tenho 28 anos, paulista e sou aluno de medicina da Unipampa. Sou formado em Engenharia Mecânica e apaixonado por carros, ônibus e caminhões, mas depois de formado resolvi buscar novos ares, saindo de São Paulo e buscando um novo curso em uma cidade nova, Uruguaiana no caso. Sempre gostei muito da área da saúde e em como ela pode mudar a vida das pessoas, sei que infelizmente não poderemos mudar a realidade do mundo, mas se cada um fizer sua parte teremos um mundo muito melhor para todos. Por isso entrei na medicina e desde do 1 semestre me interessei pelo projeto do Aplicativo de Saúde, pois é uma ferramenta muito interessante de promoção de saúde para toda comunidade e cidades do Oeste do RS.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa