Ano 12 Nº 093/2024 – ”Aprendi que tudo pode [ser] e é arte’’ – Adriana Gonçalves Ferreira realiza oficina em escola pública
Por: Willians Barbosa
Nos dias 21 e 28 de outubro, o Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio do Edital Profext/2024, ofereceu a oficina ‘’Cinema e memória: narrativas, olhares e práticas audiovisuais’’, com a educadora audiovisual Adriana Gonçalves Ferreira, na E.E.E.M. José Gomes Filho, para alunos do 2º ano.
Além de perpassar técnicas de produção audiovisual, a oficina trouxe um breve histórico do surgimento do cinema e lançou olhares sobre patrimônio, memória e pertencimento. Os alunos abrangidos pela oficina também puderam fazer atividades práticas com orientação da oficineira, treinando aptidões audiovisuais e treinando um olhar cinematográfico perante o mundo que os rodeia.
A oficina ofereceu ferramentas que ajudaram a ressignificar a experiência vivida por cada um dos alunos. A aluna Lyllian Kelly Luiz Cuadros, por exemplo, quando perguntada sobre o que aprendeu durante esses dois dias, afirmou: ‘’Aprendi que tudo pode [ser] e é arte’’, o que demonstra a dimensão dos resultados alcançados pela oficineira. A mesma aluna afirma que ‘’a interpretação e a releitura das coisas’’ estão entre os conhecimentos adquiridos pela oficina que levará para a vida. ‘’Comecei a ver as coisas de um jeito mais bonito’’, afirma ainda.
Aluna Lyllian Kelly Luiz Cuadros
Já o aluno Cauã Adriano Gonçalves de Oliveira destacou o ‘’Minuto Limière’’ como um conhecimento relevante adquirido. O ‘’Minuto Lumière’’ se trata de um exercício cinematográfico, realizado especialmente em escolas, baseado na experiência dos irmãos franceses tidos como inventores do cinematógrafo.
Entre outros adjetivos dos alunos sobre a oficina, se destacam a releitura e a reinterpretação do mundo, a harmonia e a simplicidade da arte, bem como o fato de posicionarem o cinema como algo central em suas vidas desde a infância.
A oficina de Adriana foi a primeira de uma bateria de oficinas a serem realizadas no segundo semestre em escolas públicas da cidade de Bagé. Outras oficinas serão realizadas por Giana Guterres e Wagner Previtali.
Willians Barbosa é jornalista formado pelo Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com MBA em Jornalismo Digital. Atualmente, cursa Letras pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Confira também
-
Ano 12 Nº 104/2024 Reflexões Históricas e Sociais: Da Colonização à Consciência Negra no Brasil
Por: Mauricio N. M. de Carvalho Fonte: Copilot (2024). Somos um país colonizado por uma
-
Ano 12 Nº 103/2024 Entrelugares: Educação Infantil e Letras, um diálogo traçado a partir da pesquisa-ação sobre formação de leitores literários
Por: Caroline Rodrigues Melo Fonte da imagem: Arquivo pessoal O presente texto faz uma