Ano 12 Nº 061/2024 – Uma experiência fílmica: como é observar de dentro?
Por Ronney Corrêa
A imersão no mundo do cinema, das imagens, das possibilidades de se comunicar através do audiovisual carrega consigo uma verdadeira missão de dialogar e pôr em prática diversos sentidos de reflexões a partir de seus respectivos espectadores e entusiastas.
Da Janela do Teu Quarto é um projeto que nasceu de um desejo de Wagner Previtali. Felipe Cremonini e Vinicius Domenech somaram-se aos esforços de produzir um roteiro, para então transpor toda a sensibilidade aos planos, ajustes, câmeras, ângulos e de um imenso ensejo de produzir e fazer cinema.
A partir do meu olhar e sobre a experiência desse encontro com a alteridade, junto à equipe do projeto, me deu a sensação de completa ação participante em um contexto que outrora se apresentava enquanto novo, desconhecido e distante. Fazer parte de um projeto que tem enquanto dinâmica a importância da coletividade e o englobamento de ideias, sem dúvidas, é estar embarcando num oceano de aprendizagens em consonância com outros corpos e movimentos.
Falar acerca da dinâmica do coletivo é estar atento e saber reconhecer outros modos e mecanismos. Enquanto estudante de Antropologia Visual, pude usar ao meu favor o que toda essa experiência em campo pode me proporcionar. Estive à frente junto à Adriana Gonçalves, da montagem do set, um momento crucial pelo qual se dá sentido à narrativa a partir da criação da espacialidade, sobre os elementos de enquadramento, objetos, cores e imagens. Para além, me fora destinada a função de pensar na alimentação para a equipe junto à Giana Guterres, momentos ímpares e de total afeto e cuidado.No set, dentre o período de gravações, as funções desdobram-se e se complementam. Falo acerca do treinar o olhar; cuidar dos detalhes de sequência de planos, dos atores, do cenário, das falas, das pessoas envolvidas, das funções que se expandem além do momento de dedicação e trabalho. São laços de afinidade e aproximações. O diálogo torna-se elemento fundamental; as ideias, os sentimentos, as ambições e o companheirismo traduzem toda entrega e expectativas ao que foi produzido.
Sem dúvidas, após um mergulho ao novo e ao inesperado, talvez, ou quase sempre, você não terá a mesma concepção sobre determinadas coisas. Assim, há a possibilidade de olhar outras produções, sabendo que esteve um dia olhando de dentro, para o que quase sempre vemos de fora, o produto entregue, editado e perfeitamente selecionado. A possibilidade de assumir papeis dentro de um set de filmagens é uma tarefa que carrega inúmeros olhares e novas concepções.
Da Janela do Teu Quarto, uma apresentação
Ronney Corrêa é natural de Castanhal – PA. Formado em Téc. de Designer de Interiores, cursou Museologia na UFPEL. Participou do projeto META em 2019 e foi bolsista no “Projeto Para Implementação do Memorial da Estação Férrea” (2020-2021). Atualmente, gradua em Antropologia com foco em antropologia visual e pesquisa utilizando desenho, fotografia e áudio. Tem experiência em montagem de exposições e participou de mostras como “Imagens Sensíveis” (2022) e “Com um doce olhar: Pelotas para quem?” (2022). Colaborou na exposição “Grafias da Imagem” (2023) com o LEPPAIS – UFPel.