Ano 08 nº 260/2020 – Junipampa News #21
Por Willians Barbosa
Natal e o novo coronavírus: para evitar o crescimento do número de contágio de Covid-19, vários países impuseram diferentes restrições de contato e higiene. No caso brasileiro, onde quem mais decide são os próprios estados, apenas serviços essenciais funcionam em vários lugares e a queima de fogos fora proibida. Nos EUA, é preciso de teste negativo para entrar na capital Washington. Já a Índia, por exemplo, decidiu se proteger com toque de recolher.
Morre Nicette Bruno: faleceu no último domingo (20), na Zona Sul do Rio de Janeiro, a atriz Nicette Bruno por complicações causadas pela Covid-19. A artista de 87 anos era uma das pioneiras da televisão e uma das personalidades mais queridas pelo público brasileiro. Nicette estava internada desde novembro. Vale salientar que ela estava cumprindo o isolamento social desde o início da pandemia, contraindo o vírus após receber uma visita de um assintomático.
Mutação do novo coronavírus no Reino Unido: após quase um ano do surgimento do Sars-Cov-2, uma nova variante do coronavírus está assustando o Reino Unido. A preocupação se deve ao fato de que essa nova cepa, apesar de não ser mais letal, é mais facilmente transmitida de pessoa a pessoa. Vários países ao redor do mundo estão fechando as fronteiras (aéreas e terrestres) para evitar que o vírus chegue a seus territórios.
Mega da Virada 2020: clássico hábito dos brasileiros no fim de cada ano, a Mega da Virada 2020 premiará mais ou menos R$ 300 milhões – quase seu recorde, em 2017, quando pagou R$ 306 milhões. O sorteio será realizado no dia 31, às 20 horas. A exceção em relação aos outros anos é que o prêmio não acumula, ou seja, se ninguém acertar as seis dezenas, a premiação será dividida entre aqueles que acertarem cinco.
Marcelo Crivella preso: o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, foi preso na manhã desta terça-feira (22), suspeito de comandar o chamado QG da Propina – balcão de negócios para a liberação de verbas mediante pagamento ‘’por fora’’. Com isso, o mandato de Crivella, que terminaria dia 31, foi suspenso, deixando Jorge Felippe (DEM), presidente da Câmara do Rio, como o prefeito em exercício.
Doenças infecciosas pela fumaça de incêndios florestais: a revista Science alertou para o risco de doenças infecciosas se moverem com maior facilidade através da fumaça de incêndios florestais, que aumentaram em 2020. A preocupação é que a fumaça transporte micróbios e fungos infecciosos. ‘’A diversidade de microorganismos que encontramos até agora é impressionante’’, afirma Leda Kobziar, revisora do estudo. No Brasil, tanto o Pantanal quanto a Amazônia estão dentro desse alerta.
Autópsia de Maradona: ao contrário das expectativas, que apontavam para a presença de drogas ilícitas no organismo de Maradona, a autópsia confirmou apenas fármacos, contra ansiedade e depressão. Os exames concluíram também que a morte do craque resultou de ‘’uma grande agonia que durou entre seis e oito horas’’. O argentino faleceu dia 25 de novembro, vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Novo candidato a presidente da Câmara dos Deputados: o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), lançou, nesta quarta-feira (23), o nome de Baleia Rossi (MDB) como seu sucessor. Rossi vai disputar a vaga com Artur Lira (PP), que é aliado de Jair Bolsonaro. Rossi tem apoio das seguintes siglas: PT, PSL, MDB, PSDB, PSB, DEM, PDT, PC do B, Cidadania, PV e Rede. Já Lira conta com PL, PP, Republicanos, PSD, Solidariedade, PTB, Pros, PSC, Avante e Patriota.
Jojo Todynho ganha vibrador de presente: a campeã da Fazenda 12 mostrou, em transmissão no Instagram, presentes que ganhou enquanto estava confinada. O que mais chamou a atenção do público foi o momento em que ela mostra um vibrador de presente. ‘’Este aqui é o ápice da felicidade’’, disparou a funkeira. Vale salientar que ela chegou, em certa altura do jogo, pedir para a produção um vibrador – porém, o pedido não foi acatado.
Crise portuária na Argentina: desde 9 de dezembro, quando os sindicatos petroleiros e a central de trabalhadores técnicos iniciaram uma greve simultânea, a Argentina sofre com uma crise portuária. Os trabalhadores exigem aumento salarial, além de outros benefícios. Nessa situação, há atraso no descarregamento de mercadorias, que ficam presas nos navios na área dos portos, prejudicando o fornecimento global de alimentos.