Ano 05 nº 039/2017 – Que tal, amor próprio?

Autora: Patricia Lago

2ee3ef74-fbdb-4c7a-bda5-066df45d3944

O corpo deve ser de capa de revista, os cabelos como nos comerciais de shampoo e a pele bundinha de neném. Você deve se amar do jeito que é… Porém que tal… Tentar emagrecer, não está um pouco acima do peso? Começar a comer direito, não está magra demais? Esses 16 produtos de maquiagem para você se transformar em uma boneca? E essa máscara capilar que vai transformar seu cabelo? … Sabe, a sua saúde é importante, mas não gostaria de uma dieta para perder 10kg em 10 dias ou um remédio milagroso para perder uns quilinhos? Talvez se submeter a um processo cirúrgico arriscado para ter o “corpo dos sonhos”?

As mulheres são bombardeadas desde cedo com padrões inatingíveis de beleza, tornando muitas delas insatisfeitas consigo mesmas. Uma pesquisa realizada pela marca Dove com algumas mulheres sobre a sua aparência física mostrou exatamente esse fato. Apenas 4% – cerca de 256 mulheres, entre 6400 – achavam-se bonitas. Essa insatisfação leva a uma busca incansável que tem por consequência diversos problemas como a baixa autoestima, o consumismo exacerbado e uma procura, a qualquer custo, para chegar na “mulher perfeita”.

Às vezes ao olhar para os padrões estampados pela mídia, muitas esquecem de ver como são naturalmente e deixam de gastar sua energia para valorizar o que as faz ser diferentes e especiais, e correm atrás de algo que as faça ser uma cópia de outras pessoas. O pior é que as empresas agradecem que você odeie seu próprio corpo: “Indústria de Cosméticos dribla crise e projeta crescimento”, “Cirurgias plásticas aumentam 30%”, “Mercado de Cosméticos no Brasil – Setor que não conhece crise!”, “Procedimentos cosméticos e cirurgias plásticas aumentam”. Esses são alguns exemplos de que a beleza é um grande mercado e ele vai prometer a você que vai alcançar o que quiser e ser um momento muito feliz quando conseguir, simplesmente porque vão faturar com isso.  

O que eu realmente queria dizer com tudo isso é muito simples: não esqueça que beleza é um conceito muito relativo, não queira ser o melhor de outras pessoas, seja o melhor de você mesma, sem se comparar a ninguém. E gostaria de te mostrar uma frase para levar pra sempre, de Mirian Bottan – que passou por distúrbios alimentares e hoje usa as redes sociais como meio para ajudar outras mulheres “Eu espero que você se apaixone por você. Não porque precise disso para os outros também se apaixonarem por você, nem por que estou dizendo, mas porque você merece ser feliz com a única pessoa com quem você vai passar a sua vida inteira”. Ame-se!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa