Ano 10 nº 025/2022 – Por que estudar linguística? Qual sua importância para o  ensino?

Por Letícia Nunes Maciel 

O que é linguística? Explicarei um pouco com base no que aprendi  até agora como aluna do Curso de Letras. A linguística é o meio de  conhecimento da língua, mas devemos ter em mente que é através dela que se  estuda a maneira como a língua está sendo posta em prática na sociedade, ou  seja, a linguística desenvolve seus estudos para que possamos entender as  interações humanas por meio da língua. Vale ressaltar ainda que a linguística  tem seus estudos voltados a estudar toda e qualquer língua enquanto sistema. 

A Linguística, como bem diz Bagno (2014, p.61) “é uma ciência que  tem por estudo a linguagem humana de modo geral e também as línguas  humanas particulares”. Bagno (2014, p.61) também afirma que a linguística  procura “descobrir e explicar aquilo que cada falante sabe, mas não sabe que  sabe”. A linguística tem dois objetos de estudo: o objeto empírico que é  utilizado para explicar como funciona a linguagem humana, como ela é falada  de diferentes formas no mundo; e o objeto observacional que se converte ao  objeto teórico. Como bem diz Fiorin (2018, p.42), ela estuda “os universais da  linguagem, isto é, as propriedades e características universais, que definem o  que é inerente à natureza mesma da linguagem”. 

Um dos aspectos que me levou a desenvolver essa pesquisa, foi  pelo fato de eu mesma, enquanto ser humano e estudante de letras, estudante  de línguas, ser completamente encantada pelo tanto de aprendizagens que a  linguística me proporcionou até aqui, então acredito que seja de suma  importância que haja estudo da linguística, pois é por meio dela que  aprendemos a melhor nos expressarmos em meio a sociedade e no meio   

1Discente do curso de Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do  Pampa Campus Jaguarão, ingressou no ano de 2019 e está atualmente no 6 º semestre do curso em  2022.  

E-mail institucional: leticiamaciel.aluno@unipampa.edu.br 

E-mail pessoal: leticial487@gmail.com

acadêmico/escolar. É por meio de estudos da linguística que se estuda a  morfologia, a sintaxe, a fonologia, a fonética e entre outros níveis da língua. 

Devemos ter em mente que não basta apenas saber falar a língua,  pois se não soubermos como nos expressar ou como compreender  determinados contextos, sejam eles orais ou escritos, de nada nos serve o uso  da língua ou da linguagem em si, por isso a linguística é de suma importância  para os discentes, principalmente porque, com o estudo da linguística, eles se  tornam aptos a compreender todo e qualquer contexto posto, seja ele oral ou  escrito, porque se tornam seres humanos capazes de compreender as  linguagens da sociedade: conseguem compreender textos, escrever textos com  mais qualidade, se expressar oralmente, etc. 

A linguística se divide em diversas áreas, que têm diferentes  maneiras de olhar para o objeto língua/linguagem, citarei algumas dessas  áreas e o que elas estudam: a semântica que como bem diz Bagno (2014,  p.64), “é o estudo significativo das unidades da língua e de seus conjuntos”; a  pragmática que como bem coloca Bagno (2014, p.64), “examina e descreve os  princípios de cooperação que atuam no intercâmbio de linguagem entre falante  e o ouvinte”; a análise da conversação que como diz Bagno (2014, p.66),  “estuda o que ocorre nas trocas verbais entre as pessoas”; entre outras áreas. 

Quando se trata do estudo do texto, por exemplo, a linguística tem um compromisso necessário com a educação/ensino, pois desenvolve nos  discentes possibilidades para produção de textos com melhoria na coesão,  coerência, conforme os mais variados gêneros textuais. Também torna os  alunos mais competentes para realizarem leituras e compreensão dos textos  para além da decodificação. Ainda assim, cabe dizer que a linguística na  escola não é importante somente para o estudo dos textos, mas para o  desenvolvimento da oralidade, o trabalho com as variedades linguísticas, o  desenvolvimento de competências linguísticas para as mais diversas situações  de comunicação.

Referências: 

CORTEZ, S.; XAVIER, A. Conversas com linguistas: virtude e  controvérsias da Linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. FIORIN, José Luiz. Linguística? o que é isso? São Paulo: Contexto, 2018. BAGNO. Língua, linguagem, linguística. 2014.

Letícia Nunes Maciel. Cursando licenciatura em Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão. e-mail institucional: leticiamaciel.aluno@unipampa.edu.br ; e-mail pessoal: leticial487@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa