Ano 09 nº 079/2021 – Olivia Rodrigo e os novos rumos da música pop
Por Willians Barbosa
É cada vez mais comum ler em fóruns na internet voltados ao assunto em questão que “o pop morreu”, tal qual o rock já está morto e enterrado. Isso quer dizer que, assim como o rock teve sua época áurea lá pelos anos 80 e depois nunca mais foi o mesmo para os amantes desse estilo musical, o pop teve o seu auge nos anos 2010. Década essa que todas as grandes divas do gênero estavam em alta – Rihanna, Lady Gaga, Beyoncé, Katy Perry, Nicki Minaj. A maioria delas surgidas na segunda metade dos anos 2000, porém todas com grandes lançamentos na época em que nos referimos, entre 2010 e 2011. Tanto é que era comum elas serem fotografadas juntas em premiações EUA a fora.
No entanto, isso não acontece mais. As maiores premiações hoje em dia são mais focadas em outros estilos, como o Hip Hop e o Rap, e em revivals da eurodance dos anos 80. O pop como estávamos acostumados, as farofadas combinadas com performances, figurinos e atitude, não voltará mais. Algo natural, tudo acaba. Porém, somos saudosistas sim. O que não devemos é nos fechar para conhecer novos artistas. Pois as cantoras que citamos no começo do texto, já consolidadas, são incríveis, mas a toda hora chegam novos artistas no mercado fonográfico que também merecem o nosso aval.
Um exemplo disso é a atriz Olivia Rodrigo, de apenas 18 anos, que estreou como cantora no início de 2021. Olivia alçou definitivamente a fama em 2019 interpretando a protagonista do filme High School Musical: The Musical: The Series. Em janeiro de 2021, ela lançou o primeiro single de sua carreira, “drivers license”, que alcançou a primeira posição do maior chart musical do mundo, o Hot 100 da Billboard, e ali permaneceu por oito semanas, entre janeiro e fevereiro. Drivers license conquistou o primeiro lugar em vários países ao redor do mundo, além de ter garantido o topo do Spotify.
Um dos motivos para a canção ter viralizado dessa forma foi a história por trás do hit, que é associada ao seu ex, Josuha Bassett. Bassett contracenou como par romântico de Olivia na série de High School Musical, tendo engatado, os dois, um romance na vida real. O relacionamento chegou ao fim em meados de 2020 quando o ator foi flagrado com a atriz e cantora Sabrina Carpenter. Sabrina, inclusive, depois que toda essa história ter vindo novamente à tona com o lançamento de “drivers license”, supostamente respondeu a Olivia em sua nova música intitulada “Skin”. O que acontece é que tudo isso está a nível de rumor, estando os fãs atuando como detetives procurando pistas de indiretas em ambas as canções.
A letra de “drivers license”, por exemplo, fala que o seu eu-lírico, apesar de ter tirado a carteira de motorista semana passada, andou dirigindo pelos subúrbios, enquanto chorava. Olivia, a certa altura, canta “E você provavelmente está com aquela garota loira / A que sempre me fez duvidar / Ela é muito mais velha que eu”. Sim, isso tudo se encaixa no perfil de Sabrina, tanto pelo fato de ser loira quanto pela sua idade, mais avançada que de Olivia. É uma composição emotiva; Olivia repete os versos “Acho que você não estava falando sério naquela música que escreveu sobre mim / Porque você disse que seria para sempre / Agora eu dirijo sozinha pela sua rua”. E novamente sim, Bassett tem mais de uma música que os fãs apontam como indiretas para Olivia.
Após todo esse drama envolvendo “drivers license”, Olivia Rodrigo conseguiu emplacar outro hit, o “deja vu”, segundo single de sua carreira. Assim como sua antecessora, “deja vu” é uma baladinha romântica, lançada no dia 1º de abril. Aqui Olivia também evoca a imagem sua num carro, quando canta “Viagens de carro para Malibu / Sorvete de morango, uma colher para dois”. “Deja vu” também fala sobre um triângulo amoroso, mas dessa vez com ela mais no controle da situação: “Você chama ela, quase diz meu nome? / Porque, vamos ser honestos, nós meio que soamos iguais / Outra atriz”. Quanto à charts, “deja vu” alcançou a oitava colocação na Hot 100 da Billboard.
Quebrando as expectativas do público, a cantora lançou, após duas baladinhas, seu terceiro single, o pop rock com toques de guitarra “good 4 u”. Que nem as anteriores, “good 4 u” fala sobre um triângulo amoroso em que Olivia disputa seu amado com outra garota, porém aqui ela começa a tocar o foda-se. No clipe, ela compra gasolina, incendeia o que deixou para trás e dança vestida de cheerleader na quadra da escola, bem no estilo Gwen Stefani. “Good 4 u” já atingiu o primeiro lugar nos serviços de streaming Apple Music e Spotify, além de (no momento em que este texto está sendo escrito) estar sendo cotada para estrear na Hot 100 da Billboard diretamente em #1.
Olivia Rodrigo está conseguindo, assim, se situar no quadro de artistas pop do momento, ao lado de nomes um pouco mais consolidados. 2021, a que tudo indica, será seu; o Grammy 2022, ao que tudo indica também, terá seu nome entre os indicados. Vemos assim um movimento em que aquelas cantoras da abertura do texto vão cedendo espaço para as novatas. Dua Lipa brilhou em 2020, continua seu trabalho de divulgação de seu álbum “Future Nostalgia” com seu atual single “Levitating” (featuring DaBaby) e tende a ser uma das mais proeminentes artistas da década. Ariana Grande começou novinha e já está gigante. Taylor Swift, apesar de ter mais de dez anos de carreira, está em um de seus melhores momentos com os álbuns ‘’Evermore’’ e ‘Folklore’’, ambos vindos ao público em 2020. The Weeknd, Bruno Mars e Lil Nas X representando a fatia masculina dentro do pop acabam por delinear o quadro completo.
No momento em que este texto está sendo confeccionado, o primeiro álbum de estúdio de Olivia não tem nem 24 horas de lançado, não obstante já é aclamado pela crítica. No Metacritic, que compila as críticas de vários sites especializados, está com nota 82. The Guardian classificou-o como “uma coleção de pop polido e precocemente realizado que se transforma em um dos álbuns de separação mais gratificantes e indignos de todos os tempos”. Para a Rolling Stone, “Olivia Rodrigo mostra a grandiosidade em transformar desassossegos em canções neste potente disco pop’’.”Sour” personaliza e incrementa o estilo expoente chamado de bedroom pop, que tem em Billie Eilish e na brasileira Giulia Be seus representantes.
No último dia 21, dia do lançamento de “Sour”, Olivia Rodrigo subiu em seu canal no YouTube uma performance acústica da faixa “enough for you”. Sendo ou não “enough for you” seu próximo single, é fato que Olivia Rodrigo é uma das estreias mais arrasadoras dos últimos anos. Ela é, sim, o momento.
Willians Barbosa é jornalista, residente em Bagé/RS