Ano 06 nº 043/2018 – Curso sobre Histórias em Quadrinhos será realizado na Casa Pitanga
O escritor Cesar Alcázar vai ministrar oficina de imersão sobre HQ neste sábado
A Oficina de Imersão: Histórias em Quadrinhos – da ideia inicial à publicação, vai ser ministrada pelo escritor, roteirista e tradutor Cesar Alcázar, dia 7 de julho, na Casa Pitanga, em Bagé.
O escritor pretende apresentar todas as etapas da produção de uma História em Quadrinhos, pelo ponto de vista dos roteiristas, além de traçar um panorama do mercado profissional na área.
O curso é em formato de imersão, pois será realizado das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. A oficina tem como requisito ter idade mínima de 13 anos.
As inscrições podem ser feitas na Casa Pitanga – espaço cultural, criativo e curativo, que fica localizada na rua Rodrigues Lima, nº 35 esquerda, das 14h às 19h, até sexta-feira, 6 de julho. O valor do curso é de R$40,00.
Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais: @pitangacasa no Instagram ou Casa Pitanga Bagé, no Facebook.
Confira o conteúdo da oficina:
– Breve História das Histórias em Quadrinhos;
– Breve história dos quadrinhos no Brasil;
– Os Gêneros dos Quadrinhos;
– Desenvolvendo um argumento;
– Desenvolvimento e formatação básica de um roteiro;
– A linguagem dos quadrinhos;
– Criação de personagens;
– Desenvolvimento de Cenários e Tramas;
– A procura de parcerias;
– A busca por uma editora e a autopublicação;
– Trocas de ideias de enredo entre os alunos;
– Desenvolvimento das ideias dos alunos.
Sobre o ministrante:
Cesar Alcázar é o autor dos livros Bazar Pulp – Histórias de Fantasia, Aventura e Horror e A Fúria do Cão Negro, além de ter roteirizado as HQs A Música do Quarto ao Lado, O Coração do Cão Negro e A Canção do Cão Negro. Teve contos publicados em inglês pelas revistas Heroic Fantasy Quarterly e Swords and Sorcery Magazine. Pesquisa e escreve sobre cinema (como César Almeida) e é o responsável pela série “Cemitério Perdido dos Filmes B”. Foi um dos idealizadores da Odisseia de Literatura Fantástica e do Porto Alegre Noir. Também atua como editor (Argonautas Editora) e tradutor.