Ano 13 Nº 07/2025 – Jeferson Vainer ministra oficina de fotografia no Festival Internacional de Cinema da Fronteira
Por: Willians Barbosa

Jeferson Vainer palestra na EMEF Prof. Peri Coronel
O XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira está chegando à sua XVI edição e, como ação de abertura, o jornalista e professor Jeferson Vainer ministrou, nos dias 15 e 16, a oficina intitulada ‘’Princípios da Direção de Fotografia’’, para estudantes do 8⁰ ano da EMEF Prof. Peri Coronel.
Na ocasião, os estudantes aprenderam sobre o funcionamento de uma câmera fotográfica, sobre o uso e manipulação da luz e sobre planos cinematográficos. No segundo dia de atividade, o tópico girou em torno da iluminação e de seus diferentes tipos.
Como produto do curso, Vainer orientou os alunos na produção do ‘’Manual de Planos A Conquista’’ (confira abaixo), que tem o propósito de guiá-los em possíveis futuras excursões no fazer cinematográfico. Esse momento foi idealizado por Vainer, com o objetivo de que os alunos se divirtam e que ‘’alguns despertem curiosidade para se expressar com o audiovisual e com a própria fotografia […] que saibam que existe essa ferramenta de expressão’’.
Vainer, hoje jornalista e professor, começou sua relação com o festival ainda estudante. Do mesmo modo que hoje ele ministra essa oficina, compartilhando conhecimentos técnicos e instigando adolescentes a se expressarem através da arte, um dia foi ele quem participou de oficinas oferecidas pelo Festival lá em seus primórdios. Sua atuação junto com o Festival inclui também a produção do Cinejornal, projeto que tem como parceira a Urcamp, e a premiação em duas categorias – Melhor Roteiro e Melhor Filme, conquistados por Vainer.
O oficineiro elenca a importância do Festival Internacional de Cinema da Fronteira para a região em três pilares: movimentação cultural, movimentação educacional e movimentação econômica, sobre as quais ele reflete.
‘’A gente sempre pensa que arte e cultura não são fatores que gerem economia. Mas, se a gente for pensar, por exemplo, nas Leis Aldir Blanc, Lei Rouanet, Lei Paulo Gustavo… elas são um dos fatores que geram valor para quem ganha esses editais, e esses valores são distribuídos para a sociedade’’.
O Festival Internacional de Cinema da Fronteira acontece entre os dias 23 e 27 de abril em Bagé, e entre os dias 29 e 30 em Rivera e Santana do Livramento. A programação conta com a exibição de vários longas e curtas-metragens em locais de importância cultural nas cidades que fazem parte do circuito.
Veja aqui o resultado do Manual de Planos A Conquista:
Você pode conferir a programação completa do XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira em: festivaldafronteira.com

Willians Barbosa é jornalista formado pelo Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) e especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Atualmente, é acadêmico de Letras pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e pós-graduando em Análise do Discurso Midiático (Faculeste).