Ano 13 Nº 01/2025 2025 e suas 365 novas oportunidades de (re)começar
Por: Aline Batista Nunes
Disponível em: Fogo de artíficio ecológico para festejar
2025 chegou. Você já se pegou pensando nas metas e objetivos que projetara alcançar no ano passado? Na maioria das vezes, grande parte de nossos anseios se realizam, mas, geralmente, nos prendemos àqueles que não se concretizaram, e acabamos esquecendo de todos os projetos e sonhos que alcançamos.
Às vezes, ao longo de um ano, encontramos obstáculos no meio do caminho ou decisões a serem tomadas, as quais podem atrasar e afetar nossos planejamentos prévios. E, vale ressaltar, que isso é completamente natural. Aliás, precisamos nos lembrar e entender que somos seres humanos, e as coisas podem fugir de nosso controle. Quando há o acontecimento de interferências que conduzem os planos a não darem certo, não significa que tenhamos, em função disso, fracassado. Ao contrário disso, os momentos de imprevistos podem se transformar em uma ocasião oportuna para nos fortalecermos e sermos criativos, procurando novas maneiras de lutarmos pelos nossos sonhos e por aquilo que acreditamos.
Você já parou para pensar em todas as escolhas difíceis que precisou tomar ao longo do ano passado? Talvez tenha que ter findado alguns relacionamentos, “deixando ir” aquelas pessoas que julgara, antes, extremamente importantes e indispensáveis? Talvez tenha que ter renunciado a uma grande oportunidade em prol de outras prioridades que havia no momento? Diante disso, a pergunta que não quer calar é: “Essas decisões foram tomadas com o intuito de que você crescesse e se elevasse a novos voos?” Caso a resposta seja “sim”, então, esses são atos realizados apenas por pessoas corajosas, inteligentes, determinadas, fortes, resistentes e da imensidão de outros milhares excelentes adjetivos.
Outro aspecto muito importante a ser considerado é que, assim como desfrutamos das variações de estação no decorrer de um ano, também somos indivíduos em constante transformação, que iniciam e encerram ciclos continuamente, ora pela oportunidade que surge diante de nós, ora por uma necessidade que se impõe em nossas vidas. Tudo isso, permite que avancemos para um novo tempo e, faz parte de nossa trajetória enquanto seres humanos, é o que conhecemos como os famosos “ciclos da vida”. Mas se há algo em que podemos descansar e confiar, é na certeza de que nada se deu em vão ao longo do percurso, porque para todas as coisas há um propósito maior e melhor do que havíamos imaginado em um primeiro momento.
Os fogos já anunciaram o exato instante em que recebemos um novo ano e, com ele, 365 novas oportunidades de traçarmos outros objetivos e, até mesmo, retomar os sonhos que ficaram por concretizar. Permita-se transformar, se reinventar, viver novas experiências, novas metas e novos ciclos cheios de desafios e esperanças. Existe um tempo determinado para cada coisa e, para tudo há um momento específico. Com isso, não se esqueça de embarcar no trem correto, seguir em frente e, se no meio da viagem você compreender que era melhor ter subido em um outro vagão, desça na estação mais próxima e espere a próxima condução. Aliás, lembre-se que as coisas nem sempre são como esperamos, e temos a oportunidade de recomeçar quantas vezes forem necessárias.
Que você desfrute de um excelente e próspero Ano Novo!
Referências Bibliográficas:
MENSAGENS de Ano Novo para inspirar um 2025 incrível. [S. l.], 19 dez. 2024. Disponível em: https://www.mundodasmensagens.com/mensagens-ano-novo/. Acesso em: 19 dez. 2024.
MENSAGENS de Seguir em Frente. Disponível em: https://www.mundodasmensagens.com/seguir-em-frente/. Acesso em: 19 dez. 2024.
Aline Batista Nunes é estudante do sétimo semestre do curso Letras-Português, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé—RS. Atualmente, é bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras.
“Esta é a coluna do PET-Letras, Programa de Educação Tutorial do curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, do campus Bagé. O programa, financiado pelo FNDE/MEC, visa fornecer aos seus bolsistas uma formação ampla que contemple não apenas uma formação acadêmica qualificada como também uma formação cidadã no sentido de formar sujeitos responsáveis por seu papel social na transformação da realidade nacional. Com essa filosofia é que o PET desenvolve projetos e ações nos eixos de pesquisa, ensino e extensão. Nessa coluna, você lerá textos produzidos pelos petianos que registram suas reflexões acerca de temas gerados e debatidos a partir das ações desenvolvidas pelo grupo. Esperamos que apreciem nossa coluna. Boa leitura”.