Ano 12 Nº 090/2024 – Chamada aberta: 3 anos Clube da Colagem Bagé
O 1º Clube de Colagem do Rio Grande do Sul está promovendo chamada aberta para celebrar seus 3 anos de fundação. A iniciativa do Clube da Colagem Bagé tem o objetivo de promover e difundir a colagem na fronteira. A melhor colagem irá integrar o acervo da Pinacoteca Norma Vasconcellos da Casa de Cultura Pedro Wayne.
Poderão participar colagistas profissionais ou iniciantes do mundo inteiro. A chamada estará aberta entre os dias 1º e 30 de novembro. Serão aceitas colagens analógicas e o tema da proposta são as Relações e Transformações. As colagens deverão ser produzidas no tamanho A4 e postadas no Instagram colocando o Clube da Colagem Bagé como colaborador. Mais orientações estarão sendo divulgadas através do perfil do clube.
Com abordagens contemporâneas o Clube da Colagem Bagé realizou nos últimos 3 anos oficinas presenciais e virtuais, encontros de formação, diálogos com colagistas de diversos coletivos com uma visão plural, criativa e experimental.
Ao contrário do que muitos pensam, não é a cola que faz a colagem. O que inaugura a colagem é a tesoura, o olhar que paira sobre as figuras, o olho que vaga pelas superfícies impressas em busca de algo. O olho seleciona, classifica, divide, organiza, rechaça, associa, discrimina, analisa e constrói. Estudar o fenômeno do recorte, significa, em última instância, estudar o princípio do ato criador, a poética da criação.
A chamada aberta é gratuita e tem apoio da Secretaria do Estado da Cultura, Instituto Estadual de Artes Visuais, Secretaria Municipal de Cultura de Bagé, Casa de Cultura Pedro Wayne, Cenarte Urcamp, Museu da Gravura Brasileira, Multiprodutora e Duplik Papelaria.
Entre em contato através do @clubedacolagembage