Ano 12 Nº 062/2024 – Exposição de Mario Garcia inaugura a Galeria Itinerante
Por Willians Barbosa
Na última sexta-feira (13), estreou a exposição do acadêmico de Letras – Línguas Adicionais, Mario Garcia, no andar térreo, entrada principal do campus Unipampa Bagé. A ação inaugura a Galeria Itinerante Centro de Criação Coletiva e Formação em Arte, Educação e Cultura (CCCFAEC).
São expostas 20 ilustrações de Mario, compostas por técnicas mistas, que envolvem nanquim, lápis de cor, aquarela, marcadores, tinta guache etc. São desenhos que possuem grande influência em temas recorrentes da cultura pop, como animes, mangás, HQs e games. Uma característica que se sobressai em seu trabalho são as cores vibrantes, que moldam e distinguem o estilo do artista.
Mario conta que, desde criança, já desenhava, um hobbie que o acompanhou desde os 4 anos de idade. Em sua caminhada, ele então encontra pessoas que vão o incentivar e apoiar suas ideias, como as professoras Clara Dornelles e Mirela Meira. ‘’Uma das principais funções do professor é impulsionar os alunos, é ver o que eles conseguem fazer e, ao invés de começar a ceifar, buscar alavancar ainda mais e expandir o universo em crescimento que encontramos em cada aluno […] O professor é um facilitador, alavancando às vezes carreiras artísticas, por exemplo’’, afirma ele, refletindo sobre o papel do professor nessa seara.
Os desenhos expostos datam de 2015, momento em que Mario passa a perceber seu hobbie com mais ‘’seriedade’’, ingressando em grupos de desenho, aplicando novas técnicas e descobrindo novos materiais, até produções mais recentes. São, no geral, ilustrações vivazes que captam o espírito sonhador do jovem artista e impactam o olhar do público.
Galeria Itinerante
O CCCFAEC entrou em funcionamento no mês de agosto sob coordenação de Mirela Meira com colaboração de um grupo de bolsistas voluntários. Com a exposição de Mario Garcia, inaugura-se o Núcleo de Exposições do Centro, um dos vários núcleos do projeto. A Galeria Itinerante, criada na entrada do hall do campus Bagé, surge com o intuito de ser mais um espaço em que a arte é compartilhada e celebrada, sendo renovada quinzenalmente. Já agendada, a próxima exposição é do professor Carlo Andrei Rossal, intitulada Chalé Azul.
Willians Barbosa é jornalista formado pelo Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com MBA em Jornalismo Digital. Atualmente, cursa Letras pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).