Ano 12 Nº 019/2024 – O dia que eu te conheci
Por Maria Carolina
Direção: André Novais de Oliveira.
Roteiro: André Novais de Oliveira.
Produção: André Novais de Oliveira, Thiago Macêdo Correia.
Elenco: Renato Novais, Grace Passô, Kelly Crifer.
Fotografia: Ronaldo Dimer.
Direção de Arte: Esther Az.
Realização: Filmes de Plástico, Canal Brasil.
Gênero: Drama.
Ano: 2023.
País de origem: Brasil.
Zeca todo dia tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar a tempo na escola em que trabalha, mas acaba, chegando sempre uma hora e meia depois, na da cidade vizinha, que é o bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa. Longa exibido no Cine 7 pelo Festival de Cinema da Fronteira, em Bagé, O dia que te conheci tem roteiro e direção do mineiro André Novais Oliveira. Ganhou premiação como melhor filme no Festival de Cinema de São Paulo, participou de festival no Rio de Janeiro e chegou a Bagé logo depois. O filme apresenta de forma simples e cotidiana o romance.
O dia que eu te conheci é um filme que explora a conexão humana e a transformação através do encontro trazendo à tona a ideia do destino e das possibilidades que a vida apresenta. A história se desenrola em Belo Horizonte e acompanha a jornada de personagens comuns que se cruzam pelas obrigações de seus trabalhos, expondo suas vidas diárias, e suas receitas médicas. O diretor habilmente cria suas histórias, destacando a beleza dos momentos simples da vida cotidiana e das conexões inesperadas que podem surgir.
A narrativa é conduzida por diálogos autênticos e uma representação mineira, realista e comovente da vida urbana brasileira. A direção de André Novais Oliveira se destaca ao capturar a essência da cidade e dos personagens, criando uma atmosfera íntima que cativa o espectador. Com uma abordagem sensível, o filme mergulha na profundidade emocional das relações humanas e no impacto que um encontro pode ter nas vidas das pessoas. Ao explorar temas como o acaso, o destino e as diferentes possibilidades que se apresentam, O dia que eu te conheci nos convida a refletir sobre a beleza e imprevisibilidade da vida.
No geral, é um filme que se destaca pela sua simplicidade cativante, oferecendo uma visão encantadora das conexões humanas e das reviravoltas do destino. É uma obra que ressoa pela sua autenticidade e pela forma como celebra os momentos aparentemente insignificantes que moldam nossas vidas.
Maria Carolina é estudante de Letras – Português e suas respectivas Literaturas na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, faz parte da equipe do Junipama, o jornal universitário do pampa, assim como do Sociedad Cineclub, é bolsista do Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento – NAAIPLAA.