Ano 11 Nº 072/2023 –  Conheça a Parada da Diversidade que ocorre em novembro de 2023 em Bagé

Por Taiza da Hora Fonseca

A Parada da Diversidade completa seu 7º ano de realização e ocorrerá no dia 26 de novembro no município de Bagé. O evento se consolida enquanto um forte momento de resistência e importantes discussões em combate a violência e discrimação contra pessoas LGBTQIA+.

O primeiro evento, que ocorreu em 2016, intitulado Parada LGBT, deu início a esse movimento de consolidação, no qual fico feliz em ter feito parte de sua organização, marcando grande repercussão e participação da comunidade bageense em sua realização, contando com diversas mesas e palestras de profissionais da área da Educação, Psicologia, Direito e Saúde para discutir questões que iriam dos direitos garantidos a população LGBTQIA+ ao acesso e disseminação de informação a respeito de instituições de apoio a tais corpos que sofrem com violência em razão da LGBTQfobia. 

Este espaço que foi promovido em 2016 de forma independente foi tendo continuidade com diferentes tipos de organizações e chegamos ao ano de 2023 com uma proposta colaborativa, onde os integrantes da organização foram selecionados através de chamada aberta, a fim de que o evento contemplasse os interessados em colaborar com a realização da Parada da Diversidade. Neste ano, o evento contará com ampla programação que ainda será divulgada, no entanto, já garante debates importantes para refletir o avanço dos direitos das pessoas LGBTQIA+, bem como, o combate a violência e discriminação em razão da orientação sexual e identidades de gênero. Assim, refletindo sobre o município de Bagé e a experiência de ser este corpo resistindo na fronteira.

A Parada da Diversidade ocorrerá no dia 26 de novembro de 2023 e o local será divulgado em breve! O evento é realizado pelo Grupo de Diversidade Sexual e Gênero (DSG) Bagé/RS e Comissão Organizadora.

Importante ressaltar que o evento ocorre de forma independente, no entanto, aceita colaborações e patrocínios de empresas e entidades da sociedade bageense. Além disso, para possibilitar a realização do evento, a organização promove rifas com premiações e parcerias que podem ser propostas através dos canais de comunicação e divulgação da Parada da Diversidade. 

Convidamos todes para acompanhar a divulgação da programação de discussões que ocorrerão no evento e performances artísticas, siga o canal de comunicação da Parada no instagram: @paradadadiversidade.bagers

(6ª Parada da Diversidade, Apresentação artística de BlckChrist. Foto: Taiza Fonseca @entreluzes)

Taiza Fonseca é discente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. É bolsista DS CAPES e compõe o Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA). Além disso, é fotógrafa e produz eventos culturais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa