Ano 07 nº 079/2019 – 7 MANEIRAS COMO A MULHER FOI DEMONIZADA
Por Dienifer Vieira
E para finalizar, temos o item 7:
7 – A mulher é auto suficiente e isso assusta
A mulher gera um ser humano dentro de si, é capaz de dar à luz sozinha e ainda produz o alimento no seu próprio corpo. A mulher precisaria apenas do homem para usar o seu espermatozóide na fecundação. Entretanto, existem estudos pela Universidade de New Castle comprovando que espermatozoides podem ser criados a partir de células-tronco da medula óssea feminina, abrindo caminho para o fim da necessidade do pai na reprodução. Porém, os pesquisadores ainda estão esperando a “permissão ética” para dar continuidade ao trabalho: o processo que permitiria a maturação do espermatozóide, tornando-o apto para a fertilização e possibilitando que casais de lésbicas tenham filhos sem a necessidade de um homem, já que o espermatozóide de uma mulher poderia fertilizar o óvulo da outra. Você pode ter mais detalhes nesses links:
Referências
BÍBLIA CATÓLICA. Disponível em: https://www.bibliacatolica.com.br. Acesso em: 7 nov. 2019.
BUENO, André. Textos sobre a História das Mulheres. Prefácio Dulceli T. Estacheski. Rio de Janeiro: Ebook, 2016.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente, 1300-1800: uma cidade sitiada. São Paulo, SP: Companhia de Bolso, 2009
DRUET, Anna. Como a menstruação virou tabu: Um olhar para as raízes históricas e teorias por trás do estigma menstrual. Disponível em: https://helloclue.com/pt/artigos/cultura/como-a-menstruacao-virou-tabu. Acesso em 7 nov. 2019.
FERNANDES, José Lucas Cordeiro. As Marionetes do Diabo: As representações de Satã no corpo na Idade Moderna. In: XIII Encontro Estadual de História do Ceará, 2012, Sobral. Anais do XIII Encontro Estadual de História do Ceará, 2012. v. 1. p. 1-12.
GOMES, Bárbara Lemos Corrêa. Malleus Maleficarum: A imagem da mulher no manual da caça às bruxas. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade de Brasília. Brasília, 2017.
O GLOBO. Cientistas criam espermatozóide a partir de célula feminina: Experimento com células-tronco abre caminho para reprodução sem pai. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cientistas-criam-espermatozoide-partir-de-celula-feminina-3635095. Acesso em: 7 nov. 2019.