Ano 12 Nº 098/2024 Dia da Consciência Negra: os estalos da chibata nós sentimos até hoje.

Por: Ana Paula Fontoura Pinto

Fonte:  https://pixabay.com/pt/photos/pessoas-mulher-homem-adulto-3138068/ 

Pela primeira vez na história de nosso país, o Dia da Consciência Negra, que é comemorado dia 20 de novembro, foi reconhecido como feriado nacional. Isso é a primeira de muitas conquistas após muitos anos de longas batalhas travadas contra o sistema racista que nos oprime todos os dias de uma forma nada sutil – a partir do momento que passamos a compreender como esse sistema funciona na sociedade. 

É brabo, viu? Só quem é negro sabe e sente na pele.

A chibata acabou, porém os estalos sentimos até hoje no nosso lombo, quando assistimos nos telejornais as balas acertarem somente corpos negros; quando lemos reportagens que colocam um branco como beneficiário em um sistema de cotas no Tribunal de Justiça da Bahia. Nossa existência está em risco quando ouvimos pelo telejornal que a população de rua no Brasil é majoritariamente negra e que o mendigo branco sofre menos que um negro.

Nossa vida é desafiada quando assistimos nas plataformas um prefeito do estado do RS mudar o feriado para dezembro, pois, segundo sua convicção de homem branco e privilegiado, não há casos de racismo em sua cidade, mas muitos pobres.

Quem são majoritariamente pobres, cara pálida? 

Nem vem com racismo reverso, PELO AMOR DE ZAMBI! 

Embora muitos irmãos de cor alegam que não precisamos de um dia desses, pois precisamos do dia da consciência humana, temos que comemorar este dia e lembrar que nós éramos comparados a uma charrete, a um arreio. 

Viva Zumbi! 

Viva o povo negro!

Axé!

Referências:

G1 Rio Grande do Sul. MP diz que mudança do feriado do Dia da Consciência Negra em cidade do RS contraria lei e cobra explicações de prefeito. Disponívei em: https://g1.globo.com/google/amp/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/11/19/mp-diz-que-mudanca-do-feriado-do-dia-da-consciencia-negra-em-cidade-do-rs-contraria-lei-e-cobra-explicacoes-de-prefeito.ghtml. Acesso em: 22 nov 2024
G1 Bahia. Justiça determina que candidato tome posse no Tribunal de Contas da BA como negro após banca do concurso afirmar que ele é branco. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/ba/bahia/noticia/2024/10/29/apos-decisao-judicial-candidato-toma-posse-no-tribunal-de-contas-da-ba-como-negro-apos-banca-do-concurso-afirmar-que-ele-e-branco.ghtml. Acesso em: 22 nov 2024

Ana Paula Fontoura Pinto 
Estudante do quarto semestre do curso de Mestrado Acadêmico em Ensino pela UNIPAMPA – Campus Bagé.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junipampa