Ano 12 Nº 078/2024 – “Esse menino é bom de argumento”: sobre a ideia inicial para Da Janela do Teu Quarto

Por Wagner Ferreira Previtali

Recentemente, dia 1º de Outubro, participei do programa de rádio Aplausos, apresentado pelo jornalista Gilmar de Quadros e disponível no Spotify. A divulgação é uma das muitas etapas de um projeto cultural, e, para que ele chegue ao público, os meios de comunicação, como rádio, jornal e internet, desempenham um papel fundamental. Logo no início da conversa, Gilmar fez uma observação que me parece verdadeira: “Rádio a gente escuta até quando não quer”.

Minha intenção inicial era participar do programa para promover duas exibições do curta-metragem que ocorreram na UNIPAMPA – Campus Bagé. Contudo, devido a ajustes de agenda, isso não foi possível. As exibições aconteceram na segunda e sexta-feira anteriores ao programa, com o apoio do Centro de Criação Coletiva e Formação em Arte-Educação e Cultura e do Comitê de Gênero e Sexualidade (UNIPAMPA). Durante a entrevista, entre conversas descontraídas e fofocas, estive acompanhado por outros dois convidados: o quadrinista Marsal Branco, que falava sobre seu novo livro publicado no exterior, e Juliana Gimenez, que divulgava o Pedágio da Esperança, organizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Gilmar perguntou ao Marsal de onde vinha a inspiração para escrever o livro, se começava pelo texto ou se começava pela imagem. Em seguida, fez a mesma pergunta a mim, momento em que expliquei o processo de criação do argumento. Gilmar, brincando, comentou: “Esse menino é bom de argumento”, relembrando a época em que fui seu aluno no cursinho pré-vestibular.

Mostrar o filme para um público é talvez a etapa mais importante de um filme, momento onde ele de fato passa a existir. E isso acontece pela comunhão de muitos fatores: um espaço de exibição, o interesse do público, um filme pronto para ser exibido. Antes de tudo isso é necessário a ideia, a ideia vira argumento, e vai seguindo cada passo — encontro e desencontro —, para se tornar um filme aos olhos do público.

No caso de Da Janela do Teu Quarto, a ideia não surgiu nem de texto, nem de imagem, mas de uma sensação. A história nasceu de uma experiência quase fora do tempo, centrada em um romance íntimo entre quatro paredes, onde o conforto, o apoio mútuo e a paixão se destacavam. Essas sensações impulsionaram a criação do roteiro, que foi tomando forma aos poucos, sem pressa.

O argumento é essa ideia inicial que vai se transformando no caminho. No livro O Exercício do Argumento (2016) os autores Jean-Claude Carrière e Pascal Bonitezer ressaltam essa natureza transitória do argumento, em suas palavras “Objeto efêmero: não é concebido para durar, mas para se apagar, para se tornar algo diferente”. O argumento deste filme se tornou roteiro através do trabalho conjunto ao elenco, com os atores e co-roteiristas Felipe Cremonini e Vinícius Domenech.

O título só apareceu posteriormente, quando o projeto precisou ser estruturado para ser apresentado. Ele foi ganhando forma à medida que se estabeleceram limites e que sua concretização se tornou viável. Graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto se realizou com o objetivo de contar uma história de amor entre dois homens situada no contexto de Bagé.

Da Janela do Teu Quarto, uma apresentação

Wagner Previtali é artista, diretor e produtor cultural. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas e bacharel em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição. Membro fundador do Coletivo Misturagens de Mundos, desde 2017 atua como artista visual, fotógrafo e realizador audiovisual, dedicando-se à diversidade na arte e cultura, principalmente na cidade de Bagé. 

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