Ano 12 Nº 054/2024 – É inaugurada a Mostra Pampeana de Videoarte e Cinema Experimental em Bagé
Por Willians Barbosa
Foi inaugurada nesta quinta-feira (22/08), às 19hs, a Mostra de Videoarte e Cinema Experimental ‘’Misturagem’’ no Campus da Unipampa Bagé. Organizada pelo coletivo Misturagens de Mundos, de Wagner Previtali e Felipe Cremonini, a Mostra reúne trabalhos da região de fronteira, reunindo diversidade de linguagens e de temáticas.
A abertura do evento se deu com a fala da Dra Rosângela Fachel que, junto com Lucas Honorato e Paulo Pécora, foi uma das curadoras da mostra. Com o título ‘’É possível uma curadoria contracolonial?’’, Fachel afirma que o momento serviu para discutir sobre a questão da curadoria, tanto de forma geral quanto de sua perspectiva individual. O intuito principal do momento foi refletir sobre a integração dos países da América Latina. É a colonialidade que nos atravessa enquanto sociedade que a Mostra tenta diluir ao unir obras de diferentes rincões da região.
‘’É interessante esse recorte que foi proposto da gente pensar na região do Pampa de uma forma transnacional, ou seja, pensar que a cultura pampeana está no sul do Brasil, mas está também na Argentina, no sul do Paraguai, no Uruguai… E como isso nos conforma. E aí pensar em artistas que estão ou fazendo obras nesse território ou que tenham essa região no seu imaginário’’, reflete ela sobre a proposta da Mostra e de seus organizadores.
A Mostra apresenta 31 obras desses quatro países citados, com artistas de cidades como Porto Alegre, Buenos Aires, Assunção, Pelotas, Montevidéu, Córdoba e Rio Grande. Esse conjunto de obras é composto por diversas linguagens do audiovisual, principalmente experimentais, que tentam quebrar as narrativas convencionais e propor um novo modo de fazer e experienciar o cinema.
O coletivo Misturagens de Mundos, que organiza a Mostra, surgiu em 2020 e é, nas palavras de Wagner Previtali, ”uma construção quase nômade”. Ele nos afirma: ”O coletivo visa fazer trabalhos voltados a acesso à cultura, bem como fazer as pessoas conhecerem outras formas de expressão artística, além do que elas já estão acostumadas”. Entre os projetos que o coletivo já mobilizou, estão uma amostra focada em artistas LGBT, oficinas de cinema, trabalhos em videoperformance, entre outros, sempre com viés experimental e questionador.
Realizada através da Lei Paulo Gustavo via Secretaria Municipal de Cultura de Bagé, a Mostra Pampeana de Videoarte e Cinema Experimental segue até 13 de setembro, dia em que as obras continuam em exibição em diferentes pontos do Campus Unipampa Bagé.
Willians Barbosa é jornalista formado pelo Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com MBA em Jornalismo Digital. Atualmente, cursa Letras pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).